Conheça a história do prédio mais antigo de Anápolis

Fundado pelo Dr. James Fanstone, edifício segue em atividade até os dias de hoje

Davi Galvão Davi Galvão -
Conheça a história do prédio mais antigo de Anápolis
Foto do antigo prédio do Hospital Evangélico (Foto: Garcêz)

Com 115 anos de história, é inegável que Anápolis, com toda essa bagagem, se desenvolveu fortemente ao longo das décadas. Chegou a um ponto que é até mesmo difícil imaginar que, em determinado momento, a cidade contou com apenas um único prédio que, inclusive, está de pé até os dias atuais.

O edifício em questão trata-se do Hospital Evangélico Goiano (HEG), localizado na região Central. Na época da construção, ele era popularmente conhecido como Edifício Dona Dayse.

Claudiomir Gonçalves, historiador e administrador da página @anapolisnarede, contou ao Portal 6 que o prédio começou a ser construído em 1933 e foi inaugurado em 1937.

A obra foi erguida para abrigar a Escola de Enfermagem Florence Nightingale, a quarta escola do tipo no país e o primeiro curso superior da cidade.

As aulas eram ministradas por enfermeiras americanas e inglesas, mas o responsável pelo projeto foi o Dr. James Fanstone, um dos cirurgiões mais importantes da história do município.

O apelido do local veio justamente em homenagem à esposa dele, Ethel Marguerite Fanstone, conhecida na cidade como dona Dayse.

James Fanstone faleceu em 1987, aos 97 anos. Em virtude do legado deixado pelo médico na cidade, a praça em frente ao centro cirúrgico foi batizada em nome dele.

O prédio foi o primeiro do estado a contar com elevador e foi o mais alto de Goiás pelo menos até 1942, afirma Claudiomir.

Atualmente, o HEG segue em pleno funcionamento, e continua atendendo as necessidades da comunidade anapolina.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade