Cidade das Pedras vira parada obrigatória para quem quer ter outra experiência em Pirenópolis
Local se tornou palco para a escalada, esporte em ascensão que vem ganhando cada vez mais adeptos


Uma formação rochosa entre Pirenópolis e Cocalzinho, situada dentro do Parque Estadual dos Pireneus, deixou de ser apenas uma paisagem e se tornou o palco de um esporte em ascensão. A chamada Cidade das Pedras e o complexo no entornou conquistaram um espaço no roteiro de viagem de milhares de turistas.
“A escalada aqui tem força desde meados da década de 90, já a prática em boulder, que seria sem o uso de cordas, começou só a partir dos anos 2000. Estrangeiros famosos no esporte como Daniel Woods e Giuliano Cameroni já vieram conhecer o parque”, contou Emanuel Carneiro, atleta pirenopolino e administrador do perfil boulderage, no Instagram.
A modalidade mais conhecida é a chamada escalada em via, que usa de cordas presas ao corpo do atleta e atadas em ganchos de ferro cravados na pedra. O esporte tem uma grande tradição, porém possui menos adeptos que a nova modalidade, devido ao alto custo dos equipamentos de segurança especializados.

Escalada em Via, utilizando cordas e equipamento de segurança. (Foto: Reprodução/BlocRock)
Todavia, a emergência da escalada em boulder dialoga diretamente com a acessibilidade do esporte. Paredes montadas em academias, com agarras plásticas e grandes colchões para amparo, reproduzem o estilo e possibilitam a prática nas grandes cidades.

Escalada boulder em parede. (Foto: Reprodução/Casa de Pedra)
“Eu comecei com a escalada em boulder, para entender as técnicas básicas de distribuição de peso e apoio corporal. Peguei gosto e passei a aprender também a escalada em via. Reunimos grupos, às vezes quinzenalmente em Anápolis, para irmos praticar no parque”, relatou Rafael Passos, praticante do esporte.
Ainda segundo ele, a mistura entre a vista privilegiada das pedras, a prática do esporte e o passeio em cachoeiras da região forma um pacote completo de lazer, contemplação e atividade física.