6 características que provam que você é um goiano do “pé rachado”
Desde gírias e pratos típicos até viagens para Caldas Novas, são vários os atributos dos moradores de Goiás
Apontar uma característica universal de uma população é uma tarefa difícil. Afinal, cada pessoa tem suas próprias vivências e experiências particulares, que as tornam únicas.
No entanto, entre os moradores de Goiás, existem alguns atributos que tendem a ser mais frequentes e típicas de quem habita a região.
Dessa forma, o Portal 6 separou 6 características que provam que você é um goiano “do pé rachado”.
6 características que provam que você é um goiano do “pé rachado”
1. Falar gírias típicas
A linguagem de uma população é sempre um dos traços mais marcantes e representativos de uma região. Sendo assim, as expressões típicas do goiano se apresentam de forma muito comum no cotidiano.
Gírias como “dar rata”, “quando é fé” ou “seguir reto toda vida” podem ser ouvidas frequentemente em qualquer conversa corriqueira em Goiás. No entanto, para quem vem de fora, pode acabar gerando confusões.
2. Comer pratos típicos
Quem vive em Goiás já até cansou de falar a respeito da ligação da região com o pequi. Mas não é só com essa frutinha marcante que a culinária goiana é caracterizada.
Pratos como a galinhada, o empadão e vegetais como a guariroba são muito presentes nas mesas goianas. Existe até a tradição de comer pamonha em dias frios, o que é muito comum entre os goianos.
3. Saber cantar sertanejo
A pessoa pode falar que não, que odeia ouvir sertanejo, que não escuta “nem amarrado”. Mas lá no fundo, todo goiano sabe cantar ao menos um trecho de alguma música sertaneja.
É só ir em qualquer bar ou karaokê. Quando começam a tocar os clássicos do gênero musical, não existe um cidadão que não saiba declamar uma rima que seja de um “modão apaixonado”.
4. Visitar a família no interior
Este tópico, por sua vez, é uma via de mão dupla. Isso porque é muito comum que os moradores das grandes cidades goianas passem finais de semana ou datas comemorativas na casa de parentes do interior.
No entanto, também é muito costumeiro que essas famílias interioranas saiam para os centros urbanos, para fazer exames médicos, conhecer uma novidade da cidade ou apenas para matar a saudade dos familiares.
5. Fazer um churrasco no final de semana
Chamar os amigos e a família para “assar uma carninha” nos dias de descanso é uma forma de reunião social muito comum entre os goianos.
Afinal, em sua grande maioria, os moradores de Goiás são bastante extrovertidos e manter as pessoas queridas por perto é algo muito valorizado na cultura local.
6. Viajar para Caldas Novas
Por fim, juntar um pessoal dentro do carro ou ônibus e fazer uma visita à cidade das águas termais é uma das atividades de lazer preferidas dos goianos.
Especialmente nos grandes feriados, é muito comum que os hotéis, pousadas e clubes do município fiquem “entupidos” de gente, querendo dar uma refrescada na beira da piscina.