Minutos antes de engavetamento, caminhoneiro fez grave alerta sobre sinalização na BR-414
Ainda na gravação, outros condutores são flagrados parados em acostamento do trecho por conta de obras na via
Atualizada às 16h
Pouco antes do engavetamento entre carros e caminhões que deixou vários mortos e feridos na altura do km 419 na BR-414, entre Anápolis e Planalmira, um motorista que passava pela rodovia gravou um vídeo alertando sobre o local de sinalização do trecho. A Ecovias Araguaia, concessionária responsável pela rodovia, por sua vez, afirma que o registro não é da data do acidente.
Em uma gravação obtida pelo Portal 6, o condutor aparece reclamando sobre a posição de um “Pare e Siga” colocado na via.
Ele ainda afirma que caso um flexível ou um caminhão perdesse o freio, as chances de algo grave, inclusive com vítimas fatais, poderiam ser grandes.
“Tinham que no mínimo parar o trânsito lá em cima porque você parar o trânsito aqui embaixo, num lugar desse aqui, é um risco muito grande de um acidente às vezes até com vítima fatal, porque aqui o trânsito de caminhão é muito grande”, afirma.
Ainda na gravação, o motorista mostra o condutor de um caminhão parado em um acostamento do trecho por conta de obras na via.
“Com certeza já é devido a esse pare e siga aqui”, diz ele apontando para o veículo que estava estacionado.
View this post on Instagram
Ao Portal 6, a Ecovias Araguaia – concessionária responsável pelo trecho – afirmou que a sinalização do local está em conformidade com os parâmetros estabelecidos pelos órgãos reguladores e que, no momento, está atendendo as vítimas.
Leia a nota completa:
A Ecovias do Araguaia informa que a sinalização no trecho, tanto horizontal, quanto vertical, está em conformidade com os parâmetros estabelecidos pelos órgãos reguladores.
Neste momento, as equipes da concessionária atuam, com todos os esforços, no pronto atendimento às vítimas.
Leia nota da Elo Conservação e Manutenção na íntegra:
Importante esclarecer que a empresa ELO Conservação e Manutenção de Infraestrutura não foi a responsável pela obra relacionada ao acidente ocorrido hoje (25/09) na altura do KM 419 da BR-414
O motorista do caminhão, que gravou o vídeo ora veiculado, se equivocou ao atribuir à ELO a operação de “pare e siga”, a qual foi realizada por outra empresa contratada da Concessionária
Não obstante o fato de a empresa ELO não possuir qualquer relação com o fato, lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com as vítimas deste acidente gravíssimo.