Pai revela como ajudou companheira a fazer parto em casa, em Anápolis: “felizmente tudo correu bem”

Mulher havia sido dispensada de hospital e estava almoçando quando entrou em trabalho de parto

Samuel Leão Samuel Leão -
Pai revela como ajudou companheira a fazer parto em casa, em Anápolis: “felizmente tudo correu bem”
Natanael ajudou a fazer a parto da esposa em casa. (Foto: Acervo Pessoal)

Na tarde deste sábado (16), dois anapolinos viveram um momento inusitado após o bebê deles nascer dentro da própria casa, em um contexto que até parece cena de novela.

Em entrevista exclusiva ao Portal 6, Natanael Teotônio, pai da criança e marido da Vanessa Ester, contou que tudo começou ainda durante a manhã.

“Minha esposa foi para a Maternidade [Dr. Adalberto] para tomar uma medicação, mas ela já foi passando mal. Ao chegar lá, colocaram um aparelho que mede as contrações, que estavam espaçadas e só tinha dilatado 1 cm”, apontou.

Como ainda era necessário aguardar mais, o casal foi orientado a voltar para casa, no bairro Flor do Cerrado. A previsão era que o parto só aconteceria à noite e a médica ainda os estimou a fazer alguns exercícios.

“Ela nem conseguiu terminar de almoçar e correu para o banheiro. Usamos um brinquedo, parecido com aquelas bolas de pilates, e fomos cronometrando as contrações. Em pouco tempo, ela falou que ia nascer”, detalhou.

Levada para a cama, Vanessa começou a sentir o impulso para fazer força e, rapidamente, surgiu a cabeça do pequeno Ruan, já apressado para vir ao mundo. Foi quando Natanael ligou para emergência para pedir ajuda.

“No desespero, não sei se liguei para o SAMU ou para os Bombeiros. Na hora que atenderam, o médico regulador foi orientando a gente. Como já era o segundo filho, minha esposa estava bem calma”, revelou.

Durante a ligação, ele contou para os Bombeiros que o bebê já tinha saído e, para o alívio de todos, chorou e teve as reações normais esperadas. O pai colocou a criança pele a pele com a mãe e isolou a área.

“Quando chegou a equipe, não havia um médico. Tudo estava bem com a criança, mas a preocupação era com minha esposa, porque a placenta não saiu e nós não podemos puxar”, contou.

Dentre os militares, porém, havia um enfermeiro. A equipe realizou todos os procedimentos, incluindo o corte do cordão umbilical, e encaminharam a família para a Santa Casa.

Como eles têm outro filho, Natanael já voltou para casa para cuidar do mais velho. Já Vanessa permaneceu em observação e ficou sendo cuidada pela mãe.

“Ali eu tinha que fazer o meu papel, minha esposa ainda estava mais tranquila do que eu. O medo é de algo dar errado depois que nasce, mas felizmente tudo correu bem, os bombeiros nos ajudaram demais”, finalizou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.