Pai revela como ajudou companheira a fazer parto em casa, em Anápolis: “felizmente tudo correu bem”

Mulher havia sido dispensada de hospital e estava almoçando quando entrou em trabalho de parto

Samuel Leão Samuel Leão -
Pai revela como ajudou companheira a fazer parto em casa, em Anápolis: “felizmente tudo correu bem”
Natanael ajudou a fazer a parto da esposa em casa. (Foto: Acervo Pessoal)

Na tarde deste sábado (16), dois anapolinos viveram um momento inusitado após o bebê deles nascer dentro da própria casa, em um contexto que até parece cena de novela.

Em entrevista exclusiva ao Portal 6, Natanael Teotônio, pai da criança e marido da Vanessa Ester, contou que tudo começou ainda durante a manhã.

“Minha esposa foi para a Maternidade [Dr. Adalberto] para tomar uma medicação, mas ela já foi passando mal. Ao chegar lá, colocaram um aparelho que mede as contrações, que estavam espaçadas e só tinha dilatado 1 cm”, apontou.

Como ainda era necessário aguardar mais, o casal foi orientado a voltar para casa, no bairro Flor do Cerrado. A previsão era que o parto só aconteceria à noite e a médica ainda os estimou a fazer alguns exercícios.

“Ela nem conseguiu terminar de almoçar e correu para o banheiro. Usamos um brinquedo, parecido com aquelas bolas de pilates, e fomos cronometrando as contrações. Em pouco tempo, ela falou que ia nascer”, detalhou.

Levada para a cama, Vanessa começou a sentir o impulso para fazer força e, rapidamente, surgiu a cabeça do pequeno Ruan, já apressado para vir ao mundo. Foi quando Natanael ligou para emergência para pedir ajuda.

“No desespero, não sei se liguei para o SAMU ou para os Bombeiros. Na hora que atenderam, o médico regulador foi orientando a gente. Como já era o segundo filho, minha esposa estava bem calma”, revelou.

Durante a ligação, ele contou para os Bombeiros que o bebê já tinha saído e, para o alívio de todos, chorou e teve as reações normais esperadas. O pai colocou a criança pele a pele com a mãe e isolou a área.

“Quando chegou a equipe, não havia um médico. Tudo estava bem com a criança, mas a preocupação era com minha esposa, porque a placenta não saiu e nós não podemos puxar”, contou.

Dentre os militares, porém, havia um enfermeiro. A equipe realizou todos os procedimentos, incluindo o corte do cordão umbilical, e encaminharam a família para a Santa Casa.

Como eles têm outro filho, Natanael já voltou para casa para cuidar do mais velho. Já Vanessa permaneceu em observação e ficou sendo cuidada pela mãe.

“Ali eu tinha que fazer o meu papel, minha esposa ainda estava mais tranquila do que eu. O medo é de algo dar errado depois que nasce, mas felizmente tudo correu bem, os bombeiros nos ajudaram demais”, finalizou.

Samuel Leão

Samuel Leão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, com passagens por veículos como Tribuna do Planalto e Diário do Estado. É mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Passou pela coluna Rápidas. Atualmente, é repórter especial do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade