Casal trouxe o legítimo acarajé baiano para Anápolis

Desde 2002 Naiara e Gerisvan se desdobram para fazer aquilo que mais gostam

Samuel Leão Samuel Leão -
Casal trouxe o legítimo acarajé baiano para Anápolis
Acarajé da Bahia, em Anápolis. (Foto: Samuel Leão)

Além da pamonha e do arroz com pequi, Anápolis também dispõe de diversos pratos típicos de outras regiões do Brasil, como do Norte, Sul e Nordeste. Um exemplo é o food truck, situado no Bairro Jundiaí, que oferece acarajé tradiocionais com ingredientes vindos direto da Bahia.

Ao Portal 6, o casal Naiara Santos e Gerisvan Souza, ambos de 37 anos, contaram um pouco da história do “Acarajé da Bahia”, prato com massa de feijão fradinho e recheio de camarão, frito no azeite de dendê e conhecido no continente africano como Akara.

“Chegamos aqui em 2002 e sempre mexemos com acarajé lá na Bahia. No começo, eu trabalhava no Armazém Goiás e minha esposa em um posto de saúde, então montamos uma barraca de acarajé para completar a renda”, relatou.

Casal Naiara e Gerisvan, que produz acarajés tradicionais da Bahia em Anápolis. (Foto: Samuel Leão)

Eles ainda revelaram que no início tinham várias dificuldades por não disporem de transporte e pela escassez de ingredientes típicos. Com o tempo, eles passaram a buscar os insumos anualmente na Bahia e conseguiram se estabelecer em Anápolis.

Em 2006 começamos utilizando apenas um tabuleiro de madeira, tradicional na Bahia. Passamos a buscar a mercadoria sempre lá, indo e voltando. Tivemos que ter persistência porque não é fácil, conciliávamos os trabalhos com o sonho do nosso negócio”, contou.

Após conseguirem se consolidar, a dificuldade passou a ser de conseguir um ponto para venderem o prato. Após buscar as vias legais, através do município e sondando parcerias, conseguiram se estabelecer no Jundiaí.

Acarajé tradicional, feito por Naiara em Anápolis. (Foto: Samuel Leão)

“Passamos a ir então, pedindo de porta em porta, na Avenida São Francisco, tentando um espaço de 1 metro por 2 para colocarmos uma barraquinha de acarajé. Conseguimos um espaço na Panificadora Artesanato do Pão, que agradecemos de coração pelo espaço. Hoje nós trabalhamos de quinta à domingo”, completou.

Assim, montaram o food truck às margens da badalada Avenida São Francisco, onde atendem amantes da culinária baiana e também clientes de primeira viagem, curiosos para conhecer o prato. Por lá eles servem o acarajé tradicional, a versão no prato e uma barca com vários de uma só vez, além também de tapiocas.

Samuel Leão

Samuel Leão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, com passagens por veículos como Tribuna do Planalto e Diário do Estado. É mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Passou pela coluna Rápidas. Atualmente, é repórter especial do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade