Especialista explica o que está por trás da queda do sinal 5G em Anápolis
Apesar do problema, em um ano Anápolis saiu de 2 estações de telefonia para 43 unidades
No total, Anápolis conta com 159 estações de telefonia para recepção e emissão do sinal para celulares. Apesar do grande volume, moradores ainda apontam falhas no sinal em algumas regiões.
“Eu tenho que sair de casa sempre que recebo alguma ligação, aqui dentro o sinal não pega de jeito nenhum, e é uma falha que piorou recentemente”, diz o engenheiro agrônomo João Bicalho exemplificando uma reclamação cada vez mais recorrente no município.
Ao Portal 6, o especialista em segurança cibernética, Luciéliton Mundim, revelou detalhes do funcionamento dessas redes, apontando as probabilidades das variações sentidas pelos usuários. Ele ressalta ainda que outro ponto a ser observado é a escalada do uso da tecnologia 5G.
“Como é um sinal de rádio, tudo interfere nele, desde o mau tempo à presença dos morros. Portanto é necessário colocar antenas para refletir o sinal nos lugares onde ele falha. Está tendo muito oscilação porque eles estão mexendo nas torres para adicionar novas tecnologias”, apontou.
Segundo ele, a chegada do 5G e a atualização de outras estruturas podem causar desligamentos momentâneos no sinal, de modo que o alcance acaba cessando ou ficando reduzido em alguns locais. No entanto, se a falha for recorrente, a indicação já muda.
“Já no caso do sinal ser ruim o tempo inteiro, é necessário acionar a operadora para rever realmente a cobertura. Tem várias cidades de interior que só têm uma operadora, por exemplo. Isso vai da visão comercial, do retorno pelo investimento”, explicou.
Dentre as estações ativas em Anápolis, segundo o site da Anatel, a Claro conta com 68 antenas, a Vivo com 35 e a Tim com 56. No Recanto do Sol, por exemplo, existem apenas 4 antenas da Claro e uma da Tim, de modo que a recepção da Vivo pode apresentar algumas intercorrências.
O entorno de Joanápolis também dispõe apenas de duas da Claro e uma da Tim, já Sousânia conta com uma de cada. Na região do Residencial Monte Sinai e Bairro Santos Dumont, há apenas uma antena da Claro.
Sinal 5G
Ainda foi elucidado que a banda do 5G irá exigir mais antenas pois, apesar do desempenho ser melhor, o alcance é menor. Portanto, para atender a crescente o ideal seria a instalação de mais torres em pontos estratégicos da cidade.
Em apenas 6 meses, de julho de 2023 para janeiro de 2024, Anápolis teve um salto exponencial no número de antenas 5G. Eram apenas 2 antenas, segundo a Anatel, e agora são 43 no total.