Detran-GO afasta diversos ‘funcionários fantasmas’ após fraude ser revelada
Presidente do órgão confirmou medidas rígidas contra suspeitos: 'não vamos deixar que essa minoria suje a nossa imagem'
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realizou uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (05), para anunciar o afastamento de 16 funcionários ‘fantasmas’.
O motivo seria que os mesmos estariam fraudando o sistema e recebendo salários indevidos.
De acordo com o órgão, o Serviço de Inteligência detectou que os ‘trabalhadores turistas’ estariam registrando o horário sem atuar ou batendo ponto para outras pessoas. Entre os 16, apenas um era efetivo e os demais eram comissionados e temporários.
A denúncia foi formalizada pelo presidente do Detran-GO, Delegado Waldir. A autoridade afirmou que afastou todos e abriu um processo administrativo na Corregedoria Setorial.
Além do trâmite administrativo, que pode resultar na destituição do cargo, os servidores poderão enfrentar uma proibição de exercer funções públicas por oito anos.
Além disso, eles podem enfrentar acusações criminais por formação de quadrilha e falsidade ideológica, o que pode resultar em prisão.
O presidente reforçou a ideia de que todos os salários recebidos indevidamente devem ser devolvidos. “A maioria dos servidores trabalha corretamente. Não vamos deixar que essa minoria suje a imagem do órgão”, enfatizou Waldir.
Entre os suspeitos investigados, o menor salário era de R$ 3.360 e o maior R$ 4.705.