Comunidade anapolina se mobiliza após morte de pastor Leonardino: “pregava que a fé opera pelo amor”

Pastor desde 1980 e formado em Direito, ele também já atuou como gerente de loja e até mesmo escritor

Samuel Leão Samuel Leão -
Comunidade anapolina se mobiliza após morte de pastor Leonardino: “pregava que a fé opera pelo amor”
Pastor Leonardino morre aos 86 anos, em Anápolis. (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (12), faleceu o pastor Leonardino Lopes de Carvalho Junior, que atuava pela Igreja Assembleia de Deus Ministério Anápolis, situada na avenida Tiradentes. O religioso tinha 86 anos e estava internado há cerca de 1 mês no Ânima Centro Hospitalar.

Ao Portal 6, a esposa dele, Edivalda Leite, de 72 anos, contou mais sobre a longa e bela trajetória construída pelo marido, iniciada em Três Rios, no Rio de Janeiro.

“Ele é de Três Rios, mas também esteve em Belo Horizonte. Foi gerente da Pernambucanas por muitos anos, além de se formar em Direito e tornar-se advogado”, revelou ela.

Pastor desde 1980, ele já atuou também pela 4ª Igreja Presbiteriana de Anápolis, além de liderar o Conselho de Pastores de Anápolis (CPA) por 16 anos. Deixou 4 filhos – três homens e uma mulher.

Leonardino também já saiu, no passado, como candidato a vereador, e foi presidente do Partido Social Cristão (PSC). Já recebeu o título de cidadão anapolino e escreveu um livro chamado “Antes e depois dos 80”. Ele também escrevia crônicas para o jornal Diário da Manhã.

“Gostava da política honesta, e pregava a paz e o amor. Um lema dele era que a fé opera pelo amor. Ele sonhava em unir todos os cristãos, unificar as igrejas em uma só, trabalhou a vida inteira pela paz e unidade”, contou.

O sepultamento ocorreu no Cemitério São Miguel, no Centro da cidade, e reuniu diversas autoridades. Carlos Limongi, juiz da Vara da Infância e Juventude, esteve presente, além do vice-prefeito Márcio Cândido (PSC), à quem ele assessorava há 7 anos.

Dentre eles, estiveram presentes também o bispo Dom João Wilk e Dom Dilmo, líderes da igreja católica em Anápolis, de modo que o sonho de Leonardino da unidade entre as igrejas acabou se tornou realidade, mesmo que apenas por um instante.

Samuel Leão

Samuel Leão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, com passagens por veículos como Tribuna do Planalto e Diário do Estado. É mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Passou pela coluna Rápidas. Atualmente, é repórter especial do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade