Médico de Harvard revela os melhores alimentos para reduzir o colesterol ruim
A grande maioria das pessoas sequer sabem dessa dica e acreditam que, estando medicadas, podem consumir o que desejarem. E não é bem assim!
O médico Howard LeWine publicou uma lista revelando os melhores alimentos para reduzir o colesterol ruim (LDL) no site de saúde pública da Universidade de Harvard (EUA) e o assunto tem dado o que falar.
No Brasil, 40% da população adulta apresenta a doença e, apesar de ser fundamental fazer o acompanhamento com um profissional especializado e utilizar a medicação receitada, há alguns ingredientes que podem facilitar no processo.
A grande questão é que a maioria das pessoas sequer sabem dessa dica e acreditam que, estando medicadas, podem consumir o que desejarem. E não é bem assim! É preciso seguir uma alimentação equilibrada, com menos alimentos processados e gordurosos.
Para entender melhor quais alimentos são esses, capazes de ajudar a reduzir o colesterol ruim, confira a seguir a listagem realizada pelo profissional estadunidense. Veja só!
Médico de Harvard revela os melhores alimentos para reduzir o colesterol:
1. Peixes
Uma ótima alternativa para substituir as carnes vermelhas, devido ao alto teor de ômega-3, é a carne de peixe. É um ingrediente fundamental nas receitas de quem está lutando para diminuir o colesterol ruim (LDL).
2. Sojas e derivados
Esse alimento é rico em proteínas, fibras e fitoesteróis, que são compostos vegetais capazes de ajudar a reduzir o colesterol. Além disso, a soja é uma fonte de ácidos graxos ômega-3, que também tem efeitos benéficos para o coração.
3. Feijão e outras leguminosas
Em terceiro lugar na lista, temos as leguminosas, incluindo feijão, lentilhas, grão-de-bico e ervilhas, que podem ajudar a diminuir o LDL no sangue. Elas são uma excelente fonte de proteínas vegetais, fibras solúveis e nutrientes essenciais, que são importantes para a saúde cardiovascular.
As fibras solúveis impulsionam a absorção de colesterol no organismo. Além disso, as leguminosas contêm fitoquímicos e antioxidantes que podem ter efeitos protetores para o coração.
4. Aveia
Devido à presença de uma fibra solúvel chamada beta-glucana, que tem demonstrado efeitos positivos para reduzir o colesterol, a aveia também se tornou um ingrediente ótimo.
Ao ingerida, a beta-glucana presente na aveia se dissolve em água no trato digestivo e forma um gel viscoso. Esse gel pode ligar o colesterol e a bile no intestino, ajudando a reduzir a absorção de colesterol pelo organismo e promovendo a diminuição.
5. Fruta cítrica
Laranjas, limões, toranjas e tangerinas, são ricas em vitamina C, fibras solúveis e compostos antioxidantes, que também podem contribuir indiretamente para a redução do LDL (colesterol ruim) no sangue.
A vitamina C, presente em grande quantidade nas frutas cítricas, é um antioxidante que ajuda a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!