Pesquisador de Anápolis tem o trabalho reconhecido e é indicado ao oscar da ciência brasileira

Arnaldo Lima é doutor pela Unicamp e estuda a linguagem de pessoas acometidas por AVC

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Pesquisador de Anápolis tem o trabalho reconhecido e é indicado ao oscar da ciência brasileira
Arnaldo Lima, de 33 anos, é o pesquisador anapolino indicado ao oscar da ciência brasileira. (Foto: Divulgação)

Arnaldo Lima, de 33 anos, se tornou motivo de orgulho para Anápolis, após ser indicado ao Prêmio Capes de Teses, importante premiação considerada o oscar da ciência brasileira.

O pesquisador conseguiu tal feito com a pesquisa de doutorado denominada como “Enunciados de estilo telegráfico nas afasias não fluentes: um estudo discursivo-funcional”.

Arnaldo é doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e estuda a alteração na linguagem de pessoas acometidas por Acidente Vascular Cerebral (AVC).  Inicialmente, o estudo realizado por ele foi  reconhecido pelo Programa de Pós-graduação da instituição de ensino, que o indicou ao prêmio.

Realizada anualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a importante premiação identifica quais foram as melhores pesquisas de doutorado produzidas no Brasil, premiando os vencedores com o financiamento para realizar o pós-doutorado no exterior, pelo período de um ano.

Para mais, caso Arnaldo conquiste o prêmio, ele, juntamente com a orientadora, Rosana do Carmo Novaes Pinto, ainda receberão uma homenagem em Brasília.

A pesquisa do anapolino concorre na categoria de melhor tese defendida em 2023, na área de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

Ao todo, o concurso conta com 50 áreas que serão submetidas à avaliação, sendo que destas, somente três pesquisas serão contempladas com o Prêmio Capes.

O resultado do oscar da ciência brasileira está previsto para ser divulgado no dia 16 de agosto.

Isabella Valverde

Isabella Valverde

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com passagens por veículos como a TV Anhanguera, afiliada da TV Globo no estado. É editora do Portal 6 e especialista em SEO e mídias sociais, atuando na integração entre jornalismo de qualidade e estratégias digitais para ampliar o alcance e o engajamento das notícias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade