Prefeitura de Goiânia aposta em retorno das bicicletas compartilhadas para desafogar trânsito
De acordo a Seplanh, inicialmente, capital receberá 20 pontos destinados ao projeto
Na tentativa de aliviar o trânsito de Goiânia e, de quebra, dar início às medidas impostas no Plano de Mobilidade de Goiânia (PlanmobGyn), a prefeitura aposta no retorno de um antigo modal para atrair a população ao uso de deslocamentos em modos ativos, isto é, a pé ou de bike: as bicicletas compartilhadas.
Em coletiva de imprensa na manhã de terça-feira (16), a chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Verônica Mansur, revelou que a expectativa é que um chamamento público sobre a iniciativa seja aberto nos próximos 29 dias.
De acordo com a profissional, o órgão realizará a apresentação dos pontos de interesse na capital para que as bicicletas sejam instaladas. No entanto, as empresas também poderão sugerir os locais.
A expectativa é que, inicialmente, sejam criadas 20 áreas para o compartilhamento. Cada um dos pontos contará com um total de 10 a 20 bikes.
Segundo Verônica, a pasta não possui um valor de investimento – uma vez que a prefeitura não terá ônus e o projeto será de responsabilidade da empresa – e todo o ganho da instituição será a divulgação da marca.
“A empresa que vem e faz proposta, o ganho dela é a divulgação da sua logomarca”, explica.
Junto com a instalação, a secretaria afirma que está revitalizando ciclovias, ciclo-rotas e ciclofaixas da capital e vem aumentando a fiscalização em áreas de maior fluxo. No total, a capital conta com 97 km instalados de ciclovias e ciclofaixas.
“Estamos criando um corredor agora de 42 km que vai do Setor Universitário ao Campus Samambaia”, afirmou o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.