6 coisas que muitos trabalhadores fazem e não sabem que podem dar justa causa

Se for demitido dessa forma, o empregador deixa a empresa sem receber uma série de garantias

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Total de trabalhadores celetistas cresce 0,39% justa causa
(Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Quando se está em uma relação empregatícia, algumas atitudes irregulares podem levar um trabalhador a receber a maior punição contratual existente: a demissão por justa causa.

Nos casos em que ocorra a demissão dessa maneira, o empregado deixa a empresa sem poder receber uma série de garantias, tendo apenas o saldo do salário e as férias simples, se houver.

Mas, você sabia que tem muitas coisas que você, trabalhador, pode estar fazendo que pode levar a justa causa?

Leia até o final e saiba quais.

6 coisas que muitos trabalhadores fazem e não sabem que podem dar justa causa

1. Venda no local de trabalho

Embora seja até comum algum colaborador aparecer vendendo algo na empresa, a singela ação pode resultar na demissão desse tipo.

A ação só é válida para os casos em que não exista a permissão do empregador, constitua ato de concorrência à empresa para qual trabalha o empregado e seja prejudicial ao serviço.

2. Apresentação de atestado falso

A apresentação de atestados médicos falsos, por exemplo, é mais uma das coisas que pode levar à dispensa.

Isso se enquadra como um ato de improbidade de natureza gravíssima e constitui crime. Então, cuidado!

3. Falta de vontade ou preguiça

Sim, você não leu errado. Conforme a CLT, caso a empresa tenha uma maneira de medir o desempenho dos funcionários e notam uma queda abrupta e que o serviço esteja sendo feito de forma preguiçosa, é possível chegar a dispensa por esse motivo.

Para aqueles que tratam o emprego com desleixo e sem vontade, há também esse risco. Portanto, cuidado!

4. Indisciplina

Atos que desrespeitam as normas internas da empresa, como ir sem o uniforme, por exemplo, é um fator que pode culminar na demissão por justa causa.

5. Jogos de azar

Outro ponto são os jogos de azar. Caso isso esteja sendo levado a organização de modo a atrapalhar a produtividade e desempenho dos trabalhadores, é possível ter uma demissão por justa causa.

6. Fofoca

Por fim, caso o trabalhador vaze informações sigilosas do negócio, a fofoca também pode levar a demissão nessa modalidade.

No entanto, a empresa precisa provar que a divulgação foi feita de má fé e que o empregado não fez por desinformação ou de modo acidental.

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e nas redes sociais e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.