Conheça cidade de Goiás que abriga mais de 100 cachoeiras e é opção para aproveitar Temporada do Araguaia

Além das belezas naturais, município possui importantes patrimônios culturais e uma série de atrativos turísticos

Samuel Leão Samuel Leão -
Uma das nascentes do Rio Araguaia em Mineiros. (Foto: Valdeir Rodrigues)

Durante a temporada do Rio Araguaia, Mineiros, cidade situada no Sudoeste de Goiás, destaca-se como um destino do ecoturismo e oferece diversos atrativos naturais e culturais que transcendem o habitual. Além de abrigar a nascente do próprio Araguaia, o município possui cerca de 120 cachoeiras catalogadas, como a da Pinguela, do Sucuri e dos Dois Saltos – todas com possibilidade de banhos e paisagens deslumbrantes.

A região é cortada por um conjunto de serras e rios, como o Formiguinha, Diamantino e Matrinchã, que contribuem para a diversidade da fauna e flora. Os turistas podem explorar piscinas, grutas e abrigos naturais, além do Morro da Pedra Aparada, que oferece vistas panorâmicas.

Reserva em Mineiros (Foto: André Monteiro)

O Parque Nacional das Emas, nas proximidades, é um ponto de interesse adicional, famoso pela biodiversidade e pelo fenômeno da bioluminescência que ocorre entre outubro e novembro.

Esse efeito é provocado por larvas, que habitam cupinzeiros da região e, durante a temporada, surgem em maior quantidade. Além delas, os vaga-lumes também compõem o cenário, criando uma paisagem ainda mais impressionante.

Outro local de grande atrativo é a comunidade do Cedro, onde as tradições do povo negro são repassadas por meio de uma comunidade quilombola. Ali, os visitantes podem conhecer um laboratório de plantas medicinais do Cerrado e participar de práticas culturais e rituais religiosos.

A região dos Três Pilões é conhecida pelas águas sulfurosas e barro medicinal, enquanto a área do Pinga Fogo oferece mirantes com vistas de tirar o fôlego.

Cachoeira na cidade de MIneiros. (Foto: Reprodução)

Além das belezas naturais, Mineiros possui importantes patrimônios culturais, como a Paróquia Divino Espírito Santo, construída em estilo neogótico, que é um símbolo religioso e arquitetônico da cidade. A Comunidade do Cedro oferece uma imersão nas tradições quilombolas, permitindo que os visitantes aprendam sobre diversas práticas culturais e religiosas.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.