Fiscais fecham academia de Goiânia que mantinha adolescente como treinador

Descoberta foi feita após aluna denunciar que sofreu lesão enquanto se exercitava no estabelecimento

Samuel Leão Samuel Leão -
Academia é interditada em Goiânia. (Foto: Divulgação/Cref)

Uma academia de Goiânia foi interditada pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF14-GO), devido à constatação de que um adolescente, de 17 anos, atuava como professor na unidade sem sequer ter formação para ocupar o cargo.

O caso foi descoberto após uma aluna precisar ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), depois de se machucar durante o treino.

O estabelecimento fica situado no Jardim América e, até o momento, não emitiu um posicionamento oficial à imprensa. A fiscalização ocorreu na última sexta-feira (12), e contou com o apoio da Polícia Militar (PM).

Segundo os policiais, ao G1, o chamado para comparecer à unidade teria ocorrido após a aluna se machucar, o que teria “levantando preocupações de outras pessoas sobre a segurança e a supervisão dos treinos no estabelecimento”.

Equipes do SAMU e da PM também estiveram presentes. (Foto: Divulgação/CREF)

A partir dos relatos, os fiscais do Cref-GO perceberam a atuação ilegal do adolescente como professor durante aquele horário. Além disso, a academia estava sem um responsável técnico desde 11 de junho de 2024 e foi interditada para que as regularizações necessárias sejam realizadas.

Para voltar a funcionar, será necessário nomear um profissional qualificado para o cargo e apresentar documentos de liberação das atividades.

Ainda segundo o conselho, tal situação “caracteriza exercício ilegal da profissão e coloca em risco a saúde e a segurança dos frequentadores”.

A jovem que se feriu foi levada para um hospital, onde recebeu cuidados especializados. Já o adolescente foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Depai).

O caso seguirá sendo investigado pela Polícia Civil (PC), juntamente com os fiscais do Cref-GO.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.