Profissional da UPA de Anápolis faz alerta e pede paciência à população: “espera é de 6 a 8h”
Ela diz ainda que problema é generalizado, além de expor que tomógrafo está estragado
O alerta da assistente social da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Esperança na manhã desta sexta-feira (23) é um retrato do que tem vivido os anapolinos que precisam de assistência médica nos últimos dias.
Conforme ela, o tempo de espera para atendimento no local é de 6 a 8h – frisando que a situação não é isolada. “Nossa unidade está lotada e hoje está assim em todas as unidades, tanto UBS, quanto aqui, quanto Heana”, ressalta.
Ao longo do relato, ela afirma que uma virose estaria contribuindo para agravar o ‘quadro clínico’ da saúde de Anápolis.
O pedido de paciência é reforçado após informar que a unidade também está impossibilitada de realizar exames de tomografia. “Nosso aparelho de tomógrafo está estragado, infelizmente”. Nesse caso, conforme a Semusa, os exames estão sendo realizados no Hospital Evangélico Goiano – até a chegada da peça danificada da unidade.
Nas imagens obtidas pelo Portal 6 é possível observar que a área de espera da UPA está completamente lotada de pacientes.
A Prefeitura de Anápolis informou que durante a troca de plantão de quinta-feira (22) a unidade recebeu 50 pacientes em um período de 20 minutos – e sugere o deslocamento de pacientes com quadros leves a alguma das oito Unidades Básicas de Saúde de horário estendido.
Leia nota da Prefeitura de Anápolis na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, na noite desta quinta-feira (22), durante a troca de plantão, a UPA Alair Mafra recebeu 50 pacientes num período de 20 minutos. Portanto, uma assistente social que trabalha na unidade informou aos presentes que, nesta circunstância, os atendimentos teriam prazo mais longo e sugeriu o deslocamento de pacientes com quadros leves a alguma das oito Unidades Básicas de Saúde de horário estendido.
Os exames de tomografia solicitados pela UPA Alair Mafra estão sendo realizados no Hospital Evangélico Goiano, com transporte efetuado em ambulância da própria UPA entre as unidades, até a chegada da peça danificada do tomógrafo da unidade.