É de Goiás única caverna de maturação de queijos aprovada no Brasil; saiba onde fica
Local se destaca pela fabricação do produto, tendo selo concedido por Ministério da Agricultura e Pecuária
Há quem diga que a terra do queijo é Minas Gerais (MG), enquanto outros acreditam veementemente que seja Goiás. No entanto, no meio dessa disputa, a “Terra do Sertanejo” tem se destacado — e ganhado alguns pontos extras — pela produção artesanal do produto.
Um dos locais conhecidos pela fabricação de ponta, é a queijaria Serra do Bálsamo, que abriga a única caverna de maturação de queijos aprovada no Brasil, localizada a 35 km de Goiânia, no município de Guapó.
O estabelecimento já se destacou nacionalmente, conquistando medalhas em concursos focados na qualidade do queijo, incluindo o desejado Selo Arte, uma habilitação concedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e inspecionada pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).
Para isso, a mente por trás do produto, João Vicente Rodrigues Borges, produz mais de dez mil litros de leite por mês, dedicados exclusivamente à produção do alimento.
Dessa forma, os mais de nove tipos de queijos da marca já ganharam o Brasil, marcando presença nos principais empórios do país, além de serem vendidos pela internet.
Um dos principais diferenciais são as iguarias utilizadas na produção, como um dos “sabores” com whisky, sendo este um dos sete premiados em concursos nacionais.
O início de tudo
O empresário João Vicente começou a produzir leite em 2009, mas não havia pensado no mercado de queijos como uma aposta.
Assim, após uma viagem a Portugal em 2017, o homem teve uma virada de chave ao conhecer alguns produtores de queijo locais.
Retornando ao Brasil, o goiano decidiu investir na produção e abrir a própria queijaria, que mais tarde se tornaria uma das mais requisitadas do país.