Governo de Goiás investe R$ 100 milhões no novo Hugo e transfere gestão para o Albert Einstein
Hospital de Urgências será todo reformado e modernizado, com ampliação de vários serviços
O Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) está passando por reestruturação completa. Nesta semana, o Governo de Goiás anunciou investimentos de R$ 100 milhões para a modernização da unidade, que agora é gerida pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira – Hospital Albert Einstein, referência nacional em saúde. As mudanças previstas garantirão à população goiana um novo Hugo, com maior capacidade de atendimento
e mais conforto.
A reforma deve durar um ano e será feita em etapas. No cronograma constam a ampliação do pronto-socorro e ambulatório; a reforma dos centros cirúrgicos, banheiros, cozinha, telhado e setores administrativos; a inclusão de um setor para hemodinâmica; e a conclusão da UTI 5, voltada para alta complexidade cirúrgica e trauma. Os investimentos do Estado também garantirão a aquisição de equipamentos modernos; renovação da mobília; pintura completa; substituição do piso; reforço no monitoramento nas UTIs e adequação da climatização.
A transferência da gestão para o Einstein vai garantir um atendimento mais humanizado, eficiente e de qualidade. O contrato firmado, que tem validade de 12 anos, acrescentou em 33% o número de consultas médicas realizadas por mês, passando de 3 mil para 4 mil. Além disso, houve inclusão de serviços, como colonoscopia e endoscopia de vias urinárias.
Entre as metas para o novo Hugo estão a inclusão de urgência/emergência em otorrinolaringologia e aumento contratual de tempo para cirurgias eletivas, passando de 322 para 1.820 horas por mês. Significa que o hospital poderá realizar mutirões para reduzir e até zerar a fila de espera por determinadas cirurgias, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes goianos.
O Hugo foi inaugurado em 1991 e atualmente é o segundo maior hospital de urgência e emergência de Goiás. Além de assistência gratuita à população, presta serviços como unidade de ensino, pesquisa e extensão universitária. A estrutura dispõe de 387 leitos para internação e um centro cirúrgico com 10 salas. Sob a gestão do Einstein, continuará 100% regulado para pacientes do SUS.
Dados do Hugo sob gestão do Einstein
•Aumento em 33% do número de consultas médicas realizadas por mês;
•Inclusão de serviços (como colonoscopia e endoscopia de vias urinárias);