Campanha com outdoors “pegando fogo” chama atenção em Goiânia

Ação tem como objetivo alertar sobre perigos e impactos no meio ambiente causados pelas queimadas no Cerrado

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Campanha alerta sobre riscos das queimadas no Cerrado. (Foto: Divulgação/Secom)

Uma campanha do Governo de Goiás tem chamado a atenção, após serem instalados uma série de outdoors “em chamas” para conscientizar sobre os perigos das queimadas no Cerrado. Eles foram postos nas avenidas Assis Chateaubriand e República do Líbano, em Goiânia.

Na imagem, são utilizados recursos tecnológicos para simular o fogo consumindo o couro de uma onça-pintada e as penas de uma arara, com impressão realista da destruição provocada pelos incêndios.

Ainda, segue uma mensagem de alerta com os dizeres: “Incêndios florestais destroem o Cerrado e quem vive nele. Ligue 193 e denuncie”.

Para dar a aparência de estar pegando fogo, os painéis foram impressos em verniz, com textura, dando aspecto 3D nas cores preta e amarela.

A ”fumaça” é feita com difusores com gelo seco durante o dia e, na parte da noite, luzes especiais completam a ilustração.

Dados preocupantes

Na divulgação da campanha, o Governo de Goiás também trouxe dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontando que Goiás soma 3.274 queimadas neste ano, número 72% maior que os 1.899 focos de calor registrados nos oito primeiros meses do ano passado.

Além disso, em 2024, a região do Cerrado (que se espalha por Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia e Paraná) teve 83% de aumento nos focos de calor.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.