Saiba como denunciar queimadas ilegais em Goiânia

Autoridades alertam para importância de registrar ocorrências, sejam elas emergenciais ou em situações recorrentes

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Governo destina R$ 137,6 milhões para combate a queimadas no Pantanal
(Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Goiânia é conhecida por possuir um período de seca severo, gerando diversos focos de queimadas, muitos relacionados ao calor extremo que atinge a região nesta época do ano.

Contudo, alguns focos surgem por intermédio humano em ações criminosas, uma vez que o ato de colocar fogo — mesmo que na própria residência — configura crime ambiental, podendo haver punições aos autores.

Diante disso, autoridades alertam para a importância de denunciar esses casos, visto que as cinzas e fumaças podem gerar problemas sérios para o meio ambiente e para a saúde da população.

Para isso, existem várias formas de registrar essas ocorrências, sejam elas emergenciais ou em situações recorrentes — como quando um vizinho costuma provocar incêndios de forma recorrente.

Em casos urgentes, onde as chamas apresentam perigo para pessoas, vegetação, animais ou estruturas, a recomendação é ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Em Goiânia, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) atua em conjunto, visto que questões ambientais são de responsabilidade da pasta. Contudo, somente em casos emergenciais.

Para ocorrências mais detalhadas, como focos de incêndios provocados de forma recorrente no mesmo local, o correto é registrar o caso na Polícia Civil (PC).

Para auxiliar na denúncia, a PC recomenda que sejam anexadas imagens, vídeos e relatos de moradores da região sobre a fumaça e o fogo. Esse procedimento pode ser realizado pelo telefone 197 ou presencialmente em uma delegacia. Quanto mais testemunhas sobre o crime, maiores as chances do suspeito ser autuado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
+ Notícias