Municípios goianos podem sofrer com racionamento de água; veja os mais afetados

Saneago alerta que estado enfrenta pior estiagem dos últimos 44 anos

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago)
Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago). (Foto: Reprodução/ Saneago)

A Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) emitiu um comunicado informando que não descarta a possibilidade de um racionamento no caso de uma possível escassez hídrica.

Conforme salientado pela companhia, o estado enfrenta a pior estiagem dos últimos 44 anos, fazendo com que a vazão dos rios diminua de forma drástica. Junto a isso, as altas temperaturas e os recordes de baixa umidade elevaram consideravelmente o consumo de água.

Para tentar contornar a situação, a companhia elaborou Planos de Racionamento – com ações preventivas que visam antecipar eventuais demandas que a crise hídrica pode gerar – para os municípios que podem ser mais impactados, sendo eles: Arenópolis, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Iporá, Mozarlândia, Nova Crixás e Porangatu. 

Segundo a superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Saneago, Camila Roncato, a Saneago também já vem reduzindo a captação para evitar maiores danos. 

“Na intenção de compensar essa contenção, estamos enviando mais água do sistema João Leite para o sistema Meia Ponte. Mas se chegarmos ao nível crítico 4, pode ser sim que haja racionamento”, afirmou.   

Em vídeo publicado nas redes sociais, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a secretária Andréa Vulcanis revelou que a recomendação no momento é que todos façam um esforço para garantir o abastecimento de água em Goiânia e região. 

“Há previsão de chuva para segunda quinzena de setembro, o que deve equilibrar um pouco a situação. De qualquer maneira, todos nós precisamos fazer um esforço importante para garantir o abastecimento de água na cidade de Goiânia e região metropolitana”, afirma Vulcanis.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.