Saiba como agendar emissão nova da Carteira de Identidade em Goiás de forma online
Documento passará a ser obrigatório em todo território nacional a partir de 2032
Conhecida como CIN, a nova Carteira de Identidade – documento que está em fase de implementação e de uso obrigatório – já pode ser feito em Goiás, sendo possível agendar a emissão de forma online e gratuita. O processo é feito pela Polícia Civil (PC).
O documento passará a ser obrigatório em todo o território nacional em 2032 e dispensará o uso do RG, contendo apenas o CPF como único número de identidade.
Além disso, o cidadão também poderá adicionar informações relacionadas a Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação, PIS, Previdência Social, Carteira Nacional de Saúde e outros.
Para agendar a emissão da CIN, os cidadão devem baixar o aplicativo “RG Nacional GO”, passar pelo tutorial básico de uso e, posteriormente, clicar em “Solicitar RG Nacional”.
Depois, é necessário seguir as instruções e preencher as informações solicitadas e escolher a data, horário e unidade que deseja emitir a CIN e confirmar o agendamento.
Feito isso, basta ir até a unidade e completar a solicitação. É possível fazer o cancelamento até 24 horas antes. No caso em que o procedimento não seja feito, a pessoa só conseguirá um novo horário após 15 dias da última solicitação.
Vale destacar que os cidadãos devem levar, obrigatoriamente, a certidão de nascimento ou casamento no momento da emissão.