Saneago emite alerta para todo o estado de Goiás; confira
Consumo de água tem preocupado companhia, uma vez que o estado vive uma das maiores estiagens de todos os tempos


Com mais de 150 dias sem chuva, Goiás vive uma das maiores estiagens de todos os tempos — cenário semelhante ao nível nacional. Diante disso, a Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago) emitiu um alerta à população do estado sobre os cuidados em relação ao consumo.
Em comunicado, a empresa apresentou uma série de recomendações com o objetivo de reduzir o uso da água, minimizando desperdícios.
Entre as orientações, a companhia indicou que os moradores verifiquem regularmente as instalações como torneiras, prevenindo possíveis vazamentos.
A duração do banho também foi destacada entre os alertas, uma vez que esse momento de cuidado pessoal precisa ser reduzido, já que o consumo nesses períodos costuma ser maior do que o necessário.
Para isso, a Saneago recomenda que o chuveiro seja desligado ao se ensaboar. O mesmo vale para a torneira durante a escovação dos dentes.
Os ‘pais de plantas’ não ficaram de fora das orientações, com a empresa sugerindo que os jardins sejam regados em horários em que as temperaturas estejam mais amenas, como no início da manhã ou no final da tarde.
Também foi indicada a reutilização da água descartada da máquina de lavar, que pode ser utilizada para limpeza doméstica, como lavar a casa ou o carro.
Nesse caso, a companhia também instruiu que os moradores usem vassouras para limpar áreas externas, evitando o uso de mangueiras.