Saiba idade e onde está o ipê mais antigo de Goiânia
Árvore é quase tão antiga quanto a capital e atrai os olhares de quem passa por lá


Com 90 anos desde a fundação de Goiânia, diversos comércios, casas e outros estabelecimentos já abriram e fecharam as portas ao longo dos anos, alterando, de uma forma ou outra, a estética da capital.
Porém, certas belezas na cidade simplesmente parecem ter criado raízes e se tornaram quase que um só com a realidade cosmopolitana e corrida da população. Um exemplo que ilustre este caso seja o do Ipê-amarelo localizado na Avenida Contorno, na região Central, que é quase tão longevo quanto a própria Goiânia.
Comemorando já os 70 anos, de acordo com os técnicos da gerência de arborização, a árvore está localizada próximo ao Parque Mutirama e atrai os olhares de quem passa por lá.

Floração de ipês dura cerca de cinco dias. (Fotos: Jucimar de Souza- Secom)
Atualmente na fase final de perda de folhas, o espécime deve em breve voltar a florescer, quase em sintonia com o início da primavera.
A árvore é, inclusive, objeto de um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Goiânia, que visa torná-la patrimônio natural da cidade.
Tal iniciativa, conforme os biólogos da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), tem um grande valor ambiental e sociocultural, pois é uma forma de reconhecer que a natureza tem uma grande conexão com a história da cidade.