Prefeitura de Goiânia quita dívida antiga com Equatorial horas após unidades de saúde terem energia cortada
Pacientes ficaram horas sem fornecimento de eletricidade até que administração pública quitasse pendência
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Após meses de cobrança e inadimplência, a Prefeitura de Goiânia esperou ter a energia elétrica cortada em três unidades de saúde para quitar uma dívida milionária com a Equatorial Goiás.
A situação veio à tona nesta segunda-feira (14), após a concessionária cortar o fornecimento nos cais de Campinas e Novo Mundo, além do Pronto Atendimento de Saúde localizado no bairro Residencial Itaipu.
Em resposta ao Portal 6, a empresa de energia destacou que existiam débitos abertos junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e que “mesmo após diversas tentativas, como as renegociações realizadas em fevereiro e agosto deste ano, não obteve êxito na negociação e executou a suspensão do fornecimento de energia”.
A escolha das unidades para a ação também teria sido pensada para não impactar nos atendimentos, pois as mesmas teriam gerador em funcionamento.
Uma fonte que estava acompanhando esse imbróglio confirmou à reportagem que o valor da dívida chegou à casa dos R$ 1,9 milhão.
Dessa forma, os três pontos de atendimento ficaram sem eletricidade fornecida pela Equatorial por cerca de três horas, entre às 11h e 14h17, até que o serviço fosse restabelecimento pela quitação da pendência.
Controvérsia
Por outro lado, a SMS se defendeu afirmando que a medida seria totalmente desproporcional e violaria o princípio da continuidade desses serviços públicos. “A interrupção do fornecimento de energia nos Cais fere um direito fundamental de acesso à saúde e configura uma atitude imprudente por parte da Equatorial, cujas responsabilidades serão apuradas”.
A pasta também confirmou que foi feito o pagamento das faturas, que agora estão regularizadas, e os comprovantes enviados à Equatorial.
Por outro lado, a concessionária apontou que a decisão pela suspensão da energia elétrica segue a resolução 1.000/2024 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que exige notificação ao cliente sobre o corte com 15 dias de antecedência.
“A administração municipal foi notificada no dia 27 de setembro último”, destacou a empresa.