Prefeitura de Goiânia quita dívida antiga com Equatorial horas após unidades de saúde terem energia cortada
Pacientes ficaram horas sem fornecimento de eletricidade até que administração pública quitasse pendência
Após meses de cobrança e inadimplência, a Prefeitura de Goiânia esperou ter a energia elétrica cortada em três unidades de saúde para quitar uma dívida milionária com a Equatorial Goiás.
A situação veio à tona nesta segunda-feira (14), após a concessionária cortar o fornecimento nos cais de Campinas e Novo Mundo, além do Pronto Atendimento de Saúde localizado no bairro Residencial Itaipu.
Em resposta ao Portal 6, a empresa de energia destacou que existiam débitos abertos junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e que “mesmo após diversas tentativas, como as renegociações realizadas em fevereiro e agosto deste ano, não obteve êxito na negociação e executou a suspensão do fornecimento de energia”.
A escolha das unidades para a ação também teria sido pensada para não impactar nos atendimentos, pois as mesmas teriam gerador em funcionamento.
Uma fonte que estava acompanhando esse imbróglio confirmou à reportagem que o valor da dívida chegou à casa dos R$ 1,9 milhão.
Dessa forma, os três pontos de atendimento ficaram sem eletricidade fornecida pela Equatorial por cerca de três horas, entre às 11h e 14h17, até que o serviço fosse restabelecimento pela quitação da pendência.
Controvérsia
Por outro lado, a SMS se defendeu afirmando que a medida seria totalmente desproporcional e violaria o princípio da continuidade desses serviços públicos. “A interrupção do fornecimento de energia nos Cais fere um direito fundamental de acesso à saúde e configura uma atitude imprudente por parte da Equatorial, cujas responsabilidades serão apuradas”.
A pasta também confirmou que foi feito o pagamento das faturas, que agora estão regularizadas, e os comprovantes enviados à Equatorial.
Por outro lado, a concessionária apontou que a decisão pela suspensão da energia elétrica segue a resolução 1.000/2024 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que exige notificação ao cliente sobre o corte com 15 dias de antecedência.
“A administração municipal foi notificada no dia 27 de setembro último”, destacou a empresa.