Mais de 8 mil moradores de Aparecida de Goiânia vivem em locais classificados como favela pelo IBGE

Dados também analisaram a proporção de homens e mulheres, além da idade média dos moradores

Davi Galvão Davi Galvão -
Mais de 8 mil moradores de Aparecida de Goiânia vivem em locais classificados como favela pelo IBGE
Comunidade Alto da Boa Vista, em Aparecida de Goiânia. (Foto: Reprodução)

Conforme censo recém-divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 8 mil aparecidenses residem em zonas classificadas como favelas.

Para determinar quais regiões poderiam ser compreendidas como favelas, o instituto levou em conta fatores como: a ausência ou oferta incompleta e/ou precária de serviços públicos; quando a estruturação e organização das ruas e imóveis é feita pela própria população e/ou não segue as normas municipais e também a localidade.

Assim, em Aparecida de Goiânia, 8.222 pessoas residiam em locais do tipo, o que representa cerca de 1,56% da população total.

A maior comunidade sendo do município, levando em conta número de habitantes, é a Ocupação Alto da Bela Vista, com 2.054 moradores, seguida pelo Virgínio Parque, com 1.759 e o Setor dos Estados, com 1.256.

Os dados também apontam que, na cidade, a população residente em favelas também conta com maior número do sexo feminino, com 107 mulheres para cada 100 homens.

Além disso, a idade média nesses locais é de pessoas com 26 anos, enquanto que, com relação aos idosos, há 15,8 representantes da terceira idade, a cada 100 habitantes.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade