Com inovação e tecnologia, Alego consolida destaque nacional em transparência

Legislativo goiano está entre os destaques no País, com avaliações da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e do Project Management Institute

Publieditorial Publieditorial -
Com inovação e tecnologia, Alego consolida destaque nacional em transparência
Assembleia Legislativa de Goiás lidera ranking nacional de transparência e modernização. (Foto: Carlos Costa)

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) fecha o ano de 2024 com destaque nacional em transparência e inovação. No dia 13 de novembro, foi divulgada a atualização da nota da pesquisa realizada, anualmente, pelo Radar Transparência, que subiu em relação ao ano anterior, passando de 97,36% para 99,67%, mantendo a Casa de Leis entre as mais transparentes do Brasil. O índice é resultado do esforço da atual legislatura em dar sequência e ampliar o uso de ferramentas tecnológicas e iniciativas que aumentam o acesso público às informações.

O desempenho da Casa de Leis a mantém na categoria “Diamante” – a mais alta na classificação de transparência, que avalia portais institucionais em categorias como diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente. A categoria diamante é destinada aos portais com melhor desempenho, como o da Assembleia Legislativa, que cumpre integralmente os 80 critérios de avaliação estabelecidos pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que realiza o prêmio.

Com uma estrutura transparente e acessível, o portal da Assembleia Legislativa goiana cumpre 100% dos critérios essenciais exigidos, incluindo divulgação de despesas, ouvidoria, planejamento e contas públicas. Esses critérios incluem acessibilidade, informações institucionais, despesas, planejamento, prestação de contas, diárias, licitações, contratos, recursos humanos, convênios e transferências.

Já no dia 8 de novembro, o compromisso da Alego com o cidadão foi novamente reconhecido com um lugar no pódio no prêmio “Melhores do Ano”, promovido pelo capítulo goiano do Project Management Institute (PMI-GO), para o Sistema Alego Digital. Esse projeto é um dos esforços institucionais da 20ª Legislatura para modernizar a gestão pública na Casa.

O Sistema Alego Digital já alcançou 80% de sua implementação e transformou a tramitação de processos em uma dinâmica totalmente eletrônica. Com a digitalização, estima-se que apenas em 2024 foram economizados mais de R$ 2 milhões e 1,2 milhão de folhas de papel. A inovação no Parlamento goiano reflete-se tanto na melhoria dos processos internos quanto no acesso facilitado para o público, que agora dispõe do portal “Consulta Legislativa”. A plataforma permite que cidadãos acompanhem propostas de lei, a atuação dos deputados e a organização das comissões.

Além dos avanços em transparência, a Alego implementou recentemente o Programa Compliance Público, uma iniciativa destinada a assegurar que todos os atos administrativos sigam padrões éticos e legais rigorosos. O programa inclui procedimentos que garantem a conformidade e a responsabilidade na gestão pública. A meta é promover um ambiente institucional íntegro, seguro e confiável.

As premiações e reconhecimentos obtidos pela Alego são resultados do empenho do Legislativo goiano em modernizar sua gestão e tornar o poder público mais acessível e próximo dos cidadãos. A implementação do Alego Digital, o Selo Diamante no Radar da Transparência e o novo Programa de Compliance Público mostram um Parlamento focado em eficiência, ética e compromisso com o interesse público.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias