Estudo revela qual o idioma mais bonito do mundo (a resposta pode surpreender)

Pesquisa envolveu 820 participantes e analisou 228 línguas diferentes

Pedro Ribeiro Pedro Ribeiro -
Estudo revela qual o idioma mais bonito do mundo (a resposta pode surpreender)
(Foto: Ilustração/Pexels/Pixabay)

A resposta para identificar o idioma mais bonito do mundo sempre gerou vários debates e discussões.

Normalmente, quando se pensa para em uma solução para esse questionamento, logo vem a mente línguas como o francês, italiano e até mesmo o português.

No entanto, uma pesquisa recente chegou a uma conclusão e a resposta surpreende!

Estudo revela qual o idioma mais bonito do mundo (a resposta pode surpreender)

A pesquisa, conduzida pelos pesquisadores Andrey Anikin, Nikolay Aseyev e Niklas Erben Johansson, descobriu que o tok pisin, idioma falado em Papua Nova Guiné, é considerado o mais belo.

Intitulado de “Algumas línguas soam mais bonitas do que outras?”, o estudo analisou 228 idiomas e apresentou resultados inusitados sobre as preferências humanas em relação ao som das línguas.

Para garantir uma análise justa e detalhada, os cientistas utilizaram uma abordagem diferente: eles usaram um filme sobre a vida de Jesus, disponível em várias línguas, como base para o estudo.

Esse filme foi uma ferramenta importante, já que ofereceu uma variedade de falas em diferentes idiomas, permitindo uma comparação precisa entre eles.

No total, 820 participantes de diversos grupos linguísticos foram recrutados para ouvir os clipes e avaliar sua atratividade.

As classificações feitas pelos participantes revelaram um padrão curioso de semelhança entre as línguas.

Apesar de não ter sido encontrada uma característica fonética universalmente atraente, o estudo apontou algumas tendências interessantes.

As línguas tonais como o mandarim e o tailandês, foram as menos preferidas.

Em contrapartida, idiomas com certos ritmos e melodias receberam classificações mais altas, destacando a importância do ritmo na percepção da beleza das línguas.

A pesquisa também evidenciou a preferência por certos sons e características específicas, como a suavidade e a musicalidade em idiomas como o tok pisin, que se destacaram em comparação com outros.

Os participantes, falantes de chinês, inglês e línguas semíticas, por exemplo, mostraram uma tendência semelhante ao avaliar os clipes.

Entre os 228 idiomas analisados, o tok pisin se destacou como o mais bonito, surpreendendo muitos, já que não é muito falado fora de Papua Nova Guiné.

Esse idioma, uma língua crioula que combina elementos do inglês com várias línguas locais, conquistou as classificações mais altas pela sua sonoridade agradável e fluidez.

Este estudo mostra como nossas percepções sobre a beleza das línguas podem ser influenciadas por diversos fatores, incluindo ritmo, melodia e até a familiaridade com os sons.

Mesmo que não exista um consenso universal sobre o que faz uma língua ser mais ou menos bonita, o tok pisin conquistou o título de idioma mais belo do mundo, com ajuda da ciência.

Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real na rede social!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias