Falta de impressoras na Vigilância Sanitária paralisa emissão de receitas médicas em Anápolis, denuncia médica

Por outro lado, Prefeitura do município apontou que situação estaria normalizada

Paulo Roberto Belém Paulo Roberto Belém -
Falta de impressoras na Vigilância Sanitária paralisa emissão de receitas médicas em Anápolis, denuncia médica
Receitas são necessárias para obter determinados medicamentos. (Foto: Arquivo/ Agência Brasil)

Uma neurologista infantil que atua em Anápolis, utilizou as redes sociais para denunciar que o município estaria com uma falta de disponibilidade de blocos receituários – utilizados para receitar medicações – que seriam fornecidos pela Vigilância Sanitária Municipal.

Conforme Ana Carolina Lopes, tais blocos se tratam daqueles com cores azul (utilizados para receitar psicotrópicos) e amarela (medicamentos controlados), alegando que o órgão teria informado que não seria possível a impressão.

Isso porque simplesmente não haveriam máquinas impressoras para realizar a emissão dos bloco. “As impressoras da Vigilância eram alugadas e foram retiradas pela empresa prestadora de serviço”, sustentou a profissional.

Com a denúncia, o Portal 6 conversou com uma pessoa ligada à Vigilância Sanitária de Anápolis na tarde desta sexta-feira (31) para apurar os fatos.

Sob anonimato, ela disse que a falta de impressora no local pelo motivo citado procede e que não só os blocos receituários que não estão sendo emitidos, bem como alvarás e todos os demais documentos oficiais.

A fonte não soube quantificar a demanda reprimida, mas disse que em exceções, como farmácias que precisam do alvará sanitário para comprar medicamentos, estão usando a impressora de outro órgão para a demanda.

Parados, mesmo, estariam os novos projetos que não “teriam chance” de ter andamento, complementou.

Contradição

Entretanto, a Prefeitura de Anápolis informou, ainda na tarde desta sexta-feira (31), que o serviço de impressão das receitas especiais de prescrição médica está normalizado.

A reportagem tentou contato com a neurologista denunciante, mas não conseguiu falar com a profissional para confirmar a informação, até o fechamento da matéria.

Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando em Anápolis? Clique aqui e leia as últimas notícias de hoje!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.