Empresa vai investir R$ 70 milhões em Goiás com foco no agronegócio
Iniciativa será realizada em parceria com startup japonesa, especializada em tecnologias sustentáveis para setor químico
O município de Mineiros, localizado na região Sudoeste de Goiás, será o principal palco de um novo investimento voltado ao agronegócio e à sustentabilidade.
A Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do país, anunciou que pretende investir cerca R$ 70 milhões na construção de uma fábrica de amônia aquosa verde na cidade.
A iniciativa será realizada em parceria com uma startup japonesa, especializada em tecnologias sustentáveis para o setor químico. A nova planta será instalada na Unidade Morro Vermelho (UMV), onde já funciona uma usina de produção de etanol da empresa.
- Túnel de Luz na Praça Tamandaré é reinaugurado para Natal em Goiânia após polêmica
- Empresária de Senador Canedo flagra “clientes” furtando loja durante Black Friday e faz desabafo: “não são bem-vindas”
- Polícia desmonta esquema que desviou mais de 100 computadores do Governo de Goiás; oito são presos
Com capacidade instalada para produzir 20 mil toneladas do insumo por ano, a amônia verde será utilizada para substituir fertilizantes nitrogenados de base fóssil. Eles são aplicados nas lavouras da própria UMV e também da Unidade Alto Taquari (UAT), no Mato Grosso.
A expectativa é de que a substituição contribua para evitar a emissão de aproximadamente 11 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por ano, reduzindo significativamente o impacto ambiental das atividades agrícolas.
De acordo com o CEO da Atvos, Bruno Serapião, o projeto está alinhado com o compromisso da empresa de diminuir a pegada de carbono.
“A parceria com a Tsubame BHB representa um importante passo para alcançarmos esses objetivos, pois, ao mesmo tempo em que reduzimos o uso de fertilizantes de base fóssil, impulsionamos o desenvolvimento socioeconômico dos municípios onde atuamos”, afirmou.
O executivo também ressaltou que a diminuição do uso de insumos tradicionais reflete diretamente na geração de emprego e renda nas regiões atendidas, fortalecendo ainda mais a economia local.
A previsão é que as obras da nova fábrica comecem em 2026, após a conclusão do projeto executivo e do processo de licenciamento ambiental. A operação da planta está programada para iniciar em 2027.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!







