Procissão do Fogaréu terá investimentos e novidades para 2025

Evento reúne milhares de fiéis com espetáculo de fé, religiosidade e simbolismo

Paulino Henjengo Paulino Henjengo -
Espetáculo de fé, religiosidade e simbolismo
Procissão do Fogaréu é um espetáculo de fé, religiosidade e simbolismo (Foto: Divulgação)

Um dos eventos mais tradicionais e simbólicos da Semana Santa em Goiás, a Procissão do Fogaréu chegará à 280ª edição em 2025 e deve contar com investimentos e novidades na programação.

A celebração, realizada anualmente na cidade de Goiás, contará com o apoio do Governo do estado por meio da Secretaria da Cultura (Secult), no valor de R$ 200 mil. Além disso, o município foi contemplado pelo Programa Goyazes, com um incentivo de R$ 199 mil e patrocínio da Equatorial Energia.

Com esse aporte, a Secretaria de Turismo da Cidade de Goiás destacou que foi possível fazer a troca das vestimentas utilizadas para o evento – que estão em uso nos últimos 60 anos – além das tochas, que serão mais leves.

Por fim, haverá também atualização nos equipamento de som e iluminação, além de investimentos em acessibilidade.

A aguardada Procissão do Fogaréu está marcada para a noite desta quarta-feira (16), enquanto a Folia do Divino Espírito Santo na Catedral de Sant’Ana deve acontecer nos dias 21 e 22.

O ritual dos farricocos

Um dos momentos mais marcantes do evento ocorre exatamente às 23h59 quando os farricocos — devotos encapuzados vestidos com capas coloridas e tochas nas mãos —, saem em procissão pelas ruas da cidade. Durante o percurso, as luzes são propositalmente apagadas para intensificar a atmosfera de devoção e teatralidade.

A saída é realizada em frente ao Museu de Artes Sacras da Boa Morte. De lá, os participantes seguem até o Santuário de Nossa Senhora do Rosário, onde encenam um diálogo simbólico representando a Última Ceia.

Na sequência, o grupo caminha até a Igreja de São Francisco de Paula, que simboliza o Monte das Oliveiras. Ali, ocorre a encenação da prisão de Cristo ao som do toque de clarim. Após o sermão, a procissão retorna ao Museu, onde o percurso é encerrado.

Tradição que atrai o mundo inteiro

Reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Goiás desde 2023, a Procissão do Fogaréu é um espetáculo de fé, religiosidade e simbolismo que atrai milhares de turistas do Brasil e do exterior para o interior goiano.

Fique por dentro da programação completa acessando o site oficial do Governo de Goiás.

Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando em Anápolis? Clique aqui e leia as últimas notícias de hoje!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade