Um dos bairros mais tradicionais de Anápolis está “trintando” em 2025; relembre a história
Localidade foi construída dentro do programa implantado pelo então governador Iris Rezende, onde casas eram erguidas em esquema de mutirão


Filostro, Filôstro ou Filostry? 2025 celebra os 30 anos de um dos mais populares residenciais de moradias populares de Anápolis: o Conjunto Habitacional Filostro Machado Carneiro.
Lançado dentro do programa implantado pelo então governador Iris Rezende, onde casas eram construídas em esquema de mutirão, o setor seguiu o método da Vila Mutirão, em Goiânia.
Foi em 1995 que os primeiros moradores ocuparam as 1.034 casinhas, compostas com dois cômodos e um banheiro, divididas entre as cores azul, amarelo e bordô, intercaladas.
Eram residências sem muro, em ruas sem asfalto e sem qualquer empreendimento público em volta. Início difícil e ampliado com outras 234 residências que foram entregues em 1998.
A primeira escola chegou em um espaço improvisado, o então galpão comunitário, que servia para ser palco de celebrações religiosas, entre outras ações sociais. Depois de anos, a Escola Maria Elisabeth Camelo Lisboa foi construída em uma quadra no interior do bairro.

Galpão do antigo Centro Comunitário, que já abrigou escola, igreja e que ao longo dos anos, passou por transformações (Foto: Anápolis na Rede)
Sem dúvida, o Filostro foi o bairro que iniciou o desenvolvimento daquela parte da região Leste de Anápolis, onde a cidade só conhecia até o Bairro de Lourdes.
Uma imagem da época, inclusive, mostra o grande descampado que existia entre o viaduto Ayrton Senna e o bairro, onde hoje é o Parque Brasília e outros setores adjacentes.
Estruturação
Os anos foram passando e as coisas foram chegando. Um dos equipamentos que iniciaram a vinda de outros importantes foi o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, o antigo CAIC.
Hoje, o local abriga a Escola Municipal Ayrton Senna da Silva e o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Dalva Maria Dias Trindade. Em meio a isso, veio o asfalto e depois a Unidade Básica de Saúde (UBS).
Com isso, o bairro foi se estruturando. Hoje, ele é atendido integralmente por rede de esgoto e a arquitetura simples deu espaço à estética de um bairro tradicional e que abriga muita gente que de lá não quer sair e que contribui com as raízes de Anápolis.ápolis na

Uma das avenidas do bairro (Foto: Anápolis na Rede)
Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando em Anápolis? Clique aqui para acessar o Portal 6, além do Instagram @portal6noticias para ler as últimas notícias de hoje!