Conheça algumas cachoeiras que fazem sucesso em Pirenópolis

Ambientes possuem enormes quedas de água, além de águas cristalinas

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Conheça algumas cachoeiras que fazem sucesso em Pirenópolis
Cachoeira do Rosário. (Foto: Divulgação/ Cachoeira do Rosário)

Se a busca é por um lugar que una relaxamento a uma conexão mais intensa com a natureza, a cidade de Pirenópolis é o destino ideal para quem quer sair da rotina e conhecer um lugar novo. O município, que já possui um cenário charmoso, também é cercado por cachoeiras de fácil acesso.

Os pontos turísticos apresentam quedas d’água imponentes, além de águas cristalinas e até prainhas. Algumas contam com estrutura completa, como restaurantes e trilhas pavimentadas.

1. Cachoeira do Abade

Considerada um dos principais atrativos turísticos da cidade, a Cachoeira do Abade atrai visitantes de todo o Brasil e até de outros países.

Ela possui uma queda de 22 metros, além de uma prainha de areia. A Reserva do Abade, situada às margens da nascente do Rio das Almas, conta ainda com mirantes para apreciar a beleza da região e diversas outras quedas d’água. O local está aberto todos os dias, das 9h às 16h.

2. Cachoeira Santa Maria

Outra excelente opção é a Cachoeira Santa Maria. Com acesso muito fácil, ela possui uma trilha pavimentada de apenas 500 metros.

A cachoeira faz parte da Reserva Ecológica Vargem Grande. Ela possui um poço de areia fina e guarda-vidas, permitindo uma visita combinada com a Cachoeira do Lázaro. O local oferece estacionamento, banheiros, lanchonetes e venda de produtos locais.

3. Cachoeira Usina Velha

A Cachoeira Usina Velha é mais uma ótima alternativa. O ponto turístico fica a apenas 4 km de Pirenópolis e proporciona uma experiência incrível para os visitantes.

Ela conta com uma queda de 10 metros que forma uma piscina de águas cristalinas, ideal para famílias. O ambiente também possui uma trilha curta e uma charmosa ponte pênsil. Está aberta das 8h às 17h.

4. Cachoeira do Rosário

Se você procura beleza, aconchego e descanso, a Cachoeira do Rosário é a escolha certa. Ela possui a maior queda livre da região, com 42 metros, que termina em uma formação rochosa.

Para tornar o cenário ainda mais impressionante, o local conta com um oásis de águas cristalinas, cercado pelo cerrado rupestre, campos, várzeas, mata de galeria, além de fauna e flora preservadas.

O espaço também possui piscinas naturais, grutas atrás da cachoeira e trilhas terapêuticas à sombra de árvores centenárias. O trajeto é circular, com 1.600 metros no total (ida e volta).

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Anápolis!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade