Como fazer reclamação no Procon Goiás; passo a passo

Portal 6 divulga informações importantíssimas para que os consumidores tenham êxito quando forem reclamar das situações de consumo

Paulo Roberto Belém Paulo Roberto Belém -
Como fazer reclamação no Procon Goiás; passo a passo
Sede do Procon Goiás, em Goiânia. (Foto: Divulgação/ Governo de Goiás)

Moradores de Goiás que se sentirem prejudicados por uma eventual relação de consumo, seja adquirindo itens ou contratando serviços, não estão desguarnecidos da atuação do Procon Estadual.

Entretanto, fica a dúvida sobre a forma ideal de acessar os serviços do órgão de defesa do consumidor. Para ajudar nesse sentido, o Portal 6 divulga um passo a passo para goianos que necessitem acessar a pasta.

Primeiro passo

Primeiramente, é essencial o cidadão ter em mãos o documento que comprove o dano, como notas e cupons fiscais, incluindo ordens de serviço, certificados de garantia, recibos, e-mails, pedidos, entre outros documentos relacionados.

Tendo algum desses, é possível ter atendimento presencial em qualquer unidade do Vapt-Vupt ou atenção remota, por meio do site do Procon Goiás, que pode ser acessado clicando aqui.

Documentos

É obrigatório apresentar documentos de identificação em qualquer uma das modalidades, sejam da pessoa física (RG, CPF e Endereço), como da pessoa jurídica (CNPJ, comprovante do simples, contrato social e procuração – caso necessário).

Outros importantíssimos são os que provem a necessidade de acionar o órgão, sendo consideradas as diversas possibilidades das relações de consumo. Por exemplo: se a reclamação for de uma conta fixa (luz, água, telefone/internet), é necessário apresentar a fatura em questão.

O servidor do Procon que receber a demanda, inicialmente, irá verificar se é de responsabilidade de atuação do órgão. Se for, dará andamento. Não sendo, procederá o encaminhamento ao órgão competente.

Comprovantes acessórios

A pasta ainda divulgou uma lista completa de todas as possibilidades de documentos complementares que devem ser apresentados, visando facilitar o entendimento e o prosseguimento da demanda. Clicando aqui, é possível verificar detalhadamente.

Em caso de dúvidas e informações, incluindo a necessidade de se consultar o andamento de qualquer demanda do órgão, é possível fazê-lo pelo site ou pelos telefones 151, ou (62) 3201-7100.

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