Bairros de Aparecida de Goiânia que sofreram verdadeira transformação nos últimos anos

Cidade tem crescimento exponencialmente, impulsionando também a infraestrutura de bairros da região

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Onde tirar RG e CPF em Aparecida de Goiânia: veja o passo a passo
Imagem aérea de Aparecida de Goiânia. (Foto: Jhonney Macena/ Secom)

Com 103 anos de história, Aparecida de Goiânia se tornou a segunda maior cidade de Goiás, sendo também a maior do Centro-Oeste fora as capitais. Tantos feitos, não à toa, se reverberaram na infraestrutura do município, que passou por uma verdadeira transformação, especialmente nos bairros.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a localidade vem crescendo acima até mesmo da capital, principalmente quando comparado ao Censo de 2010. Para se ter ideia, de 2010 a 2022, Goiânia cresceu 10,39%, enquanto Aparecida de Goiânia cresceu 15,78%.

Não somente os dados concretizam isso, como também especialistas, que veem nos números o reflexo de um crescimento real, como afirmou o CEO da Urbaniza.BR, Rodrigo Lima.

Para ele, muitos bairros que antes não tiveram grande apresso, acabam por se tornar uma opção conforme a cidade avança, valorizando todos os arredores.

“É natural de todo novo bairro. Mas, quando uma cidade possui uma base de crescimento forte, eles tendem a valorizar, especialmente se nasceu de um projeto planejado e com as devidas aprovações legais”, explicou o profissional.

Vista aérea do Setor Garavelo. (Foto: Captura/Google Street View)

Vista aérea do Setor Garavelo. (Foto: Captura/Google Street View)

Um destes exemplos é o Setor Garavelo, que hoje é um dos bairros mais importantes de Aparecida de Goiânia, principalmente por concentrar tudo que uma pessoa precisa: shopping center, terminal do transporte público e redes varejistas variadas.

Por conta do crescimento, o setor se dividiu em dois, se tornando Garavelo A e Garavelo B, sendo que uma parte bem pequena ficou localizada do lado da capital, preservando algumas das mais avenidas comerciais, como a 24 de outubro, do lado ‘original’.

Aparecida de Goiânia

Visão aérea da cidade de Aparecida de Goiânia. (Foto: Reprodução)

Jardim Dom Bosco, por sua vez, é uma daqueles ‘novos’, mas que rapidamente se tornou referência. Isso porque, a localidade possui uma infraestrutura completa, com direito a redes de supermercados, colégios e uma avenida cheia de comércios.

Cortado pela GO-040, que liga Aparecida de Goiânia a Aragoiânia, o entorno também se desenvolveu, levando moradores a buscar novos espaços para se adequar, como o bairro planejado Jardim dos Pássaros, que será lançado ainda em dezembro.

Avenida Flamingo no Setor Colina Azul. (Foto: Reprodução/Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

Avenida Flamingo no Setor Colina Azul. (Foto: Reprodução/Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

Outro daqueles bairros ‘clássicos’ da cidade é o Colina Azul, que cresceu tanto que não há pouco espaço – o que acaba por valorizar o m² da região.

Com 38 anos desde a fundação, em 1987, o bairro já está praticamente completo, com tudo que uma pessoa precisa: colégios, igrejas de várias religiões, um Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), além de contar com avenidas como a Dom Fernando, Flamingo, R-3 e R-22.

Jardim Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia. (Foto: Captura/Google Maps)

Jardim Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia. (Foto: Captura/Google Maps)

Nem só de idade se faz um bairro, mas também de tamanho, como os frequentadores do Jardim Buriti Sereno, o maior em extensão de Aparecida de Goiânia, o que acaba por abrigar muitos moradores.

Criado em 1980, ele também é um dos mais antigos da cidade e, por isso, surgiu sem qualquer tipo de infraestrutura, o que representou um desafio para as diversas gestões seguintes. Apesar disso, hoje, o setor já conta com escolas, comércio e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e segue em pleno crescimento.

Aparecida de Goiânia

Visão aérea da cidade de Aparecida de Goiânia. (Foto: Reprodução)

Outro bairro igualmente antigo (ou melhor, bem mais antigo), é o Vila Brasília, que surgiu na década de 1950, mas somente passou por melhorias por volta de 1980, o que deu a ele a fama de setor nobre.

Localizado na divisa com Goiânia, a localidade se desenvolveu rapidamente, com uma boa infraestrutura, grandes vias de acesso, além de abrigar empresas e indústrias, assim como linhas de acesso importantíssima até mesmo para a capital, como a Avenida Rio Verde.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Aparecida de Goiânia!

Thiago Alonso

Thiago Alonso

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Escreve para o Portal 6 desde fevereiro de 2024.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade