De onde vem a farmácia Nissei e o que aconteceu com a Rede Santa Marta?

Quem passa por Goiás já consegue ver a presença da empresa paranaense de forma mais ativa

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Redes de farmácias Nissei e Santa Marta tem grande ligação. (Foto: Divulgação)
Redes de farmácias Nissei e Santa Marta tem grande ligação. (Foto: Divulgação)

Quem passa por Goiânia, ou outras cidades em Goiás, percebe que a Drogaria Santa Marta segue na ativa, com várias unidades em diversas localidades — mesmo com a empresa tendo dado entrada em um processo de recuperação judicial, com dívidas de quase R$ 100 milhões.

Acontece que o real motivo pela resistência da rede, mesmo com as finanças em baixa, foi a compra das lojas da marca pela rede de farmácias Nissei, do Paraná.

A aquisição completa um ano já no mês de agosto de 2025, e marca a data em que o Grupo Nissei fechou a compra das 29 lojas da rede Drogaria Santa Marta. À época, a empresa desembolsou cerca de R$ 30,1 milhões para a negociação.

A compra das lojas aconteceu por meio de uma carta proposta, onde a paranaense teve direito de preferência, dentro do processo judicial da 5ª Vara Cível de Aparecida de Goiânia, que estava em tramitação desde 2011.

A movimentação segue uma linha de incorporações do Grupo Nissei, que já tem mais de 370 lojas no Sul e Sudeste, ampliando o leque com outras aquisições, como em 2023, quando foram compradas 34 unidades da paulista PoupaFarma — também em crise financeira.

Com a compra da Drogaria Santa Marta, a Nissei entra de vez no Centro-Oeste, tendo como foco as cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Brasília, onde a rede é mais evidente.

Santa Marta

Mesmo com uma recuperação judicial em andamento desde 2011, a Drogaria Santa Marta tentou se manter no mercado, tendo no auge da operação, 60 lojas em funcionamento e um centro de distribuição próprio.

Apesar de um sucesso quase inabalável, o crescimento, em grande parte impulsionado por financiamentos, acabou gerando endividamento e perda de fôlego.

Por conta disso, vários planos de reorganização interna foram colocados em prática — todos, sem sucesso. Isso chamou a atenção do Grupo Nissei, que já havia comprado outras marcas anteriormente e decidiu ampliar ainda mais o leque.

*Com informações do O Popular e Valor O Globo.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade