Filme dirigido por cineasta anapolino e gravado na Chapada dos Veadeiros concorre a vaga no Oscar

Oeste Outra Vez aparece na lista divulgada pela Academia Brasileira de Cinema, que escolherá quem representa o Brasil

Natália Sezil Natália Sezil -
Oeste Outra Vez é protagonizado por Ângelo Antônio e Babu Santana. (Foto: Divulgação/O2 Play)
Oeste Outra Vez é protagonizado por Ângelo Antônio e Babu Santana. (Foto: Divulgação/O2 Play)

Escrito e dirigido por um cineasta anapolino, o filme “Oeste Outra Vez” está concorrendo a uma vaga no Oscar 2026. A lista das produções inscritas para representar o Brasil na competição foi divulgada pela Academia Brasileira de Cinema na última semana.

Assinado por Erico Rassi, o longa tem raízes profundamente goianas: foi filmado na Chapada dos Veadeiros, tendo São João da Aliança como cenário principal, e leva às telonas justamente o sertão de Goiás.

A produção conta com um elenco de destaque: os nomes incluem Ângelo Antônio, Rodger Rogério, Babu Santana, Adanilo Reis, com participação especial de Antônio Pitanga. O resultado final coleciona premiações.

Oeste Outra Vez” foi o grande vencedor da mostra competitiva do 52º Festival Internacional de Cinema de Gramado, onde conseguiu as estatuetas por Melhor filme, Melhor fotografia (André Carvalheira) e Melhor ator coadjuvante (Rodger Rogério).

Cineasta Erico Rassi.

Cineasta Erico Rassi. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Em terras goianas, a estreia do longa-metragem foi realizada no Cine Prime – que vem se destacando no fomento à democratização do cinema em Anápolis.

A história acompanha Totó e Durval, dois homens brutos que são abandonados pela mesma mulher, “não conseguem lidar com suas fragilidades” e se voltam violentamente um contra o outro.

Inscrição ainda não garante a vaga

Apesar da conquista, “Oeste Outra Vez” ainda não tem um lugar garantido na disputa. A relação divulgada pela Academia exibe os 16 filmes que se inscreveram, mas apenas seis deles irão compor uma pré-lista.

Essa nova listagem será divulgada no dia 08 de setembro, mostrando as obras selecionadas para a “primeira fase”. Uma semana depois, no dia 15 do mesmo mês, a comissão anunciará o representante do Brasil no Oscar 2026.

Cada país pode enviar apenas uma obra por ano para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que define quais obras e quais países concorrem a melhor filme internacional.

Veja todos os inscritos:

  • “A melhor mãe do mundo”, de Anna Muylaert;
  • “A praia do fim do mundo”, de Petrus Cariry;
  • “Baby”, de Marcelo Caetano;
  • “Homem com H”,  de Esmir Filho;
  • “Kasa branca”, de Luciano Vidigal;
  • “Malu”, de Pedro Freire;
  • “Manas”, de Marianna Brennand;
  • “Milton Bituca Nascimento”, de Flavia Moraes;
  • “O agente secreto”, de Kleber Mendonça Filho;
  • “O filho de mil homens”, de Daniel Rezende;
  • “O último azul”, de Gabriel Mascaro;
  • “Oeste outra vez”, de Erico Rassi;
  • “Os enforcados”, de Fernando Coimbra;
  • “Retrato de um certo oriente”, de Marcelo Gomes;
  • “Um lobo entre os cisnes”, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki;
  • “Vitória”, de Andrucha Waddington.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias!

Natália Sezil

Natália Sezil

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás, é estagiária do Portal 6 e atua na cobertura do cotidiano. Apaixonada por boas histórias, gosta de ouvir as pessoas, entender contextos e transformar relatos em narrativas que informam e conectam o público.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
+ Notícias