Conhecido por confundir Guiana com Goiânia, homem supera obstáculos, aprende português e cursa medicina após passar no Enem
Atualmente com 33 anos, ele mora em Salvador e está no segundo ano de faculdade

Dez anos após viajar por engano para Goiânia, em vez de Guiana, o professor de biologia Emmanuel Akomani, que saiu de Gana, na África Ocidental, superou diversos obstáculos. Após retornar ao Brasil, ele passou por um processo para aprender a língua portuguesa e conseguir fazer o Enem e estudar medicina no país.
Atualmente com 33 anos, ele mora em Salvador e está no segundo ano da faculdade. Em 2023, ele foi aprovado para cursar medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Relembre o caso
O caso envolvendo Emmanuel veio à tona em 2015, quando ele saiu de Gana, na África Ocidental, para estudar medicina na Universidade de Georgetown, na Guiana.
No entanto, na hora de solicitar uma passagem para o país, o atendente entendeu que ele gostaria de ir até a capital goiana — o que foi feito.
Ele — que falava apenas inglês — só descobriu o equívoco ao questionar um taxista da capital sobre onde ficava a Universidade de Georgetown, sendo então informado de que estava na cidade errada.
Aflito com a situação, prestadores de serviço do aeroporto juntaram dinheiro e o hospedaram em um hotel perto da rodoviária. Após a repercussão do caso, a agência de viagens que atendeu Emmanuel em São Paulo o ajudou a seguir para a Guiana ainda em 2015.
Leia também
- Prefeito de Anápolis publicará decreto para enquadrar Equatorial e promete multa por fios soltos em postes
- Estudo realizado pela UFG descobre que cera de ouvido pode ajudar a detectar câncer
- Primavera chega em Goiás para melhorar qualidade do ar e aliviar o calorão, mas situação pode piorar
- Manifestação contra PEC da Blindagem em Goiânia: o que você precisa saber
Apesar da tentativa, e devido à falta de dinheiro, ele não pôde continuar na faculdade.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!