Goiás tem mais casos suspeitos de intoxicação por Metanol; veja as cidades

Notificações cumprem os critérios que preenchem a definição de casos suspeitos, de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde

Davi Galvão Davi Galvão -
Casos de intoxicação por metanol seguem crescendo. (Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF)
Casos de intoxicação por metanol seguem crescendo. (Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou na tarde deste domingo (5) que, até o momento, foram registradas no estado quatro notificações para casos suspeitos de intoxicação por metanol.

Os quadros foram observados em Itapaci, Formosa, Padre Bernardo e Bom Jesus (este último sendo descartado pela equipe médica após observação cuidadosa da evolução do quadro).

Com relação ao caso em Itapaci, as informações divulgadas são de que a paciente, de 25 anos, teria consumido as bebidas no município de Guarinos e está respondendo ao tratamento, ainda que em estado grave intubada e sedada na UTI do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN).

O segundo caso, em Formosa, aconteceu com um jovem de 20 anos, que foi internado no hospital municipal na última sexta-feira (03), mas foi liberado logo no dia seguinte, após melhora nos sintomas.

Já em Padre Bernardo, o paciente segue Hospital de Base de Brasília (DF), após ter sido transferido, também neste sábado (04).

Apesar de não conseguir dizer ao certo quais e quantas bebidas foram consumidas, as autoridades encontraram as latinhas e garrafas no carro dele e conseguiram rastreá-las.

Orientação

O Ministério da Saúde alerta que os efeitos causados pela ingestão de metanol podem ser confundidos com os de uma ressaca comum.

Segundo a pasta, os principais sinais de intoxicação costumam surgir entre 12 e 24 horas após o consumo. Entre os sintomas mais frequentes estão dor abdominal, alterações na visão, confusão mental e náusea.

Caso apresente esses sinais, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente e informar que houve consumo de bebida alcoólica.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade