UFG recebe investimento milionário para criar instituto voltado para e-sport
Instalação do novo empreendimento universitário já tem data para começar a funcionar

Com cifras cada vez mais vultuosas sendo investidas na indústria de games, a Universidade Federal de Goiás (UFG) entrou no foco da Gamer Latam, firmando uma para a criação de um instituto internacional voltado à formação e pesquisa em e-Sports e tecnologias emergentes.
A comunidade é uma das gigantes globais do setor de jogos eletrônicos e o acordo com a universidade prevê US$ 15 milhões de investimento ao longo de cinco anos para a construção de um prédio e a gestão de programas de capacitação, pesquisa e desenvolvimento na área.
De acordo com informações da Revista Estratégica, o processo foi gerido por um edital internacional e a iniciativa já tem garantida a participação de empresas dos Estados Unidos, Espanha e Brasil.
Entre elas, estão o Grupo West Telco, a Northius, a Bloem Life e a Nectaco. Esse auxílio de peso promete reposicionar Goiás como um dos principais polos de inovação tecnológica da América Latina.
Investimento que gera oportunidades
O CEO da West Telco no Brasil e da Gamer Latam, Paulo David, explicou à publicação que o projeto nasce de uma visão global sobre o crescimento exponencial da economia gamer e seu potencial de impacto social.
“O mundo gamer já explodiu muito forte lá fora. Nosso objetivo é trazer tudo isso para o mercado brasileiro”, afirmou.
O novo instituto vai oferecer formação em áreas inéditas no país e deve começar a funcionar no primeiro semestre de 2026.
“Goiás é um Estado que tem crescido muito em desenvolvimento e inovação. A qualificação que o projeto vai oferecer significa mais oportunidades de emprego e geração de renda”, complementou à Revista Estratégica.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!






