Goianos estão bebendo menos e fumando mais, diz levantamento
Estudo é feito de forma anual pelo Ministério de Saúde e abrangeu 18 regionais de saúde

Enquanto o consumo de bebidas alcoólicas apresenta queda, o número de fumantes em Goiás registrou aumento nos últimos três anos. Os dados fazem parte do Inquérito de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis por Inquérito Telefônico (Vigitel) Goiás 2025, divulgado nesta quarta-feira (05).
O levantamento é realizado anualmente pelo Ministério da Saúde nas capitais brasileiras desde 2006 e utiliza ligações telefônicas para monitorar a saúde da população. Em Goiás, o estudo abrangeu as 18 regionais de saúde.
De acordo com o levantamento, o uso abusivo de bebidas alcoólicas apresentava uma prevalência de 24,1% em 2022, tendo reduzido para 23,7% em 2025.
Em contrapartida, o tabagismo — definido como a dependência de nicotina causada pelo hábito de fumar cigarros ou outros produtos de tabaco — aumentou de 13,1% para 14,3% no mesmo período.
Outros resultados
O estudo também apontou crescimento em alguns fatores de risco, como excesso de peso, obesidade, consumo de refrigerantes, hipertensão e diabetes.
Por outro lado, foram observados aspectos positivos, como o aumento do nível de atividade física da população, ainda que de forma discreta, e o maior percentual de mulheres que realizaram exames de prevenção do colo do útero e de mama.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de tudo o que acontece em Goiás!




