Reajuste na passagem de semiurbanos do trajeto Anápolis-Goiânia é ilegal, diz AGR
Reguladora alerta que aumento de quase 27% veio antes do prazo e empresa pode ser punida

Anapolinos e goianienses que usaram o transporte coletivo na manhã deste sábado (28) se surpreenderam com o novo valor cobrado para adquirir os bilhetes. Isso porque, até sexta-feira (27), a passagem custava R$ 10,40, agora, já está valendo R$ 13,20.
Em nota ao Portal 6, Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) informou que o reajuste tarifário para o transporte rodoviário regular intermunicipal de passageiros no Estado de Goiás ocorre uma vez ao ano, em julho.
E que, apesar da Lei prever liberdade tarifária, todas as empresas firmaram o compromisso anual, ou seja, não podem adotar reajustes de forma unilateral. Por isso, a elevação de preços é considerada ilegal.
Mesmo assim, já é possível conferir o novo valor no site da empresa. Mas, o aumento de 26,92% não agradou nada os passageiros.

Captura de tela do site da empresa de transportes Araguarina. (Foto: Captura)
“Aumentou muito, e sem avisar. Pesa muito no bolso da classe mais pobre”, disse uma passageira que preferiu não se identificar.
Leia também
Nas redes sociais, uma internauta publicou que “de um dia para o outro, Araguarina muda o valor da passagem, sem avisar, sem nada”.
Ainda neste sábado, a AGR, por meio da Gerência de Transportes, deve enviar uma equipe para fiscalizar a situação da linha Anápolis/Goiânia. “Se for constatado o aumento sem previsão legal, a empresa será autuada”, disse.
“A AGR encaminhará representação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, por suspeita de infração à ordem econômica contra as empresas e o Sindicato representativo da categoria”, concluiu.
A reportagem entrou em contato com a Araguarina, mas não obteve sucesso. Enquanto isso, os moradores das cidades vão ter que abrir o bolso para não serem surpreendidos e conseguirem viajar.