Procura de atividade física por idosos cresce em Anápolis após o período de pandemia
Prática auxilia na melhora de funções cognitivas, no retardo de doenças degenerativas, além de também prevenir depressão e ansiedade
Todos sabem que para ter uma boa saúde, o exercício físico é algo indispensável. Isso vale para todas as faixas etárias, incluindo a melhor idade. Em Anápolis, a busca dos idosos por atividades esportivas tem crescido bastante, especialmente após o período de pandemia.
É como explica a fisioterapeuta Luciana Lacerda, proprietária de um estúdio de pilates na cidade, que notou o crescimento nas matrículas desse grupo social durante esse período pós-Covid 19.
“Os idosos procuram o exercício físico para conseguirem ter mais independência na vida, sem ficar precisando da ajuda de outros para realizar tarefas”, afirma.
Conforme esclarece a profissional, o pilates é uma alternativa ideal de esporte para se praticar na terceira idade, pois não se baseia no impacto. Assim, as juntas e articulações dos idosos, naturalmente comprometidas, não se desgastam, muito pelo contrário.
O importante, segundo ela, é que independentemente do esporte escolhido, ninguém fique parado.
Ainda reforçando esse aumento na procura, Rosane Rodrigues, gerente da Academia Saúde e Movimento, localizada no Jundiaí, trouxe ao Portal 6 um dado interessante interessantes. Aproximadamente 40% do público pelas manhãs é exclusivamente composto por idosos.
Esse número expressivo entra em sintonia com a fala de Luciana acerca da busca por uma maior autonomia e independência na terceira idade. O acréscimo das matrículas também coincidiu com o período pós-pandêmico.
Os treinos são especialmente planejados para atender essa clientela, respeitando as fragilidades e necessidades de cada um, afirma a gerente do local.
Guilherme Alves, estudante do sétimo período de Educação Física, pontua que a prática de exercícios físicos nessa faixa etária traz vários benefícios para o corpo.
“Ela auxilia na melhora de funções cognitivas, no retardo de doenças degenerativas e no combate a sarcopenia. Além disso, previne doenças como depressão, ansiedade, hipertensão, diabetes e osteopatias”, destaca.