Circuito de Quadrilhas Juninas de Goiás espera público de 5 mil pessoas por noite e reserva novidade; veja calendário
Primeira etapa da edição acontecerá em Senador Caneado, mas encerramento do evento será realizado em Goiânia
As festas juninas podem parecer um evento ainda distante no imaginário dos goianos. Mas, para quem participa ativamente da festividade, os preparativos não são recentes e já vêm acontecendo há quase cinco meses.
Desde novembro de 2022, o Circuito de Quadrilhas Juninas de Goiás iniciou a organização para mais uma rodada do evento no estado, que volta com todo ímpeto, após retomada moderada em 2022.
A primeira etapa da edição acontecerá em Senador Canedo nos dias 09, 10 e 11 de junho e o encerramento do evento será em Goiânia entre os dias 23 e 26 de junho. As cidades de Aparecida e Nerópolis estão sendo cotadas para sediar a segunda etapa do circuito.
Ao todo, o evento contará com a apresentação de 15 grupos, formados por profissionais liberais, crianças e adolescentes de periferias – que não são profissionais da dança – que seguem em um treinamento intenso de quatro horas por dia aos sábados e domingos, desde janeiro de 2023.
Devido à diminuição drástica de casos da Covid-19 no estado, o presidente da Federação das Quadrilhas Juninas do Estado de Goiás (FequajuGo), Thiago Henrique, afirma que a expectativa é que o evento deste ano chegue a receber cerca de 4 a 5 mil pessoas por noite.
“A expectativa de público para os nossos eventos cada ano que passa vem aumentando, pois nós não conseguimos comportar a quantidade de pessoas. Nós temos trabalhado com a prefeitura de cada município para aumentar a quantidade de assentos nos locais para que todos consigam participar do evento”, explicou ao Portal 6.
Para comemorar a retomada da festa, Thiago revelou que a edição de 2023 do Circuito de Quadrilhas Juninas de Goiás trará novidades que irão agradar o público.
Uma delas, será a participação de grupos de quadrilhas de outros estados e um novo formato da votação para o julgamento da rainha junina.
“Nós temos como novidade o julgamento da rainha junina, que será julgada junto com a quadrilha. Teremos também quadrilhas convidadas, que estão começando agora, do interior, como sacode mania de novo brasil, e uma do Distrito Federal”, diz.