Aparecida de Goiânia se prepara para dar início a um novo Distrito Agroindustrial

Enquanto isso, extensão do Daia 2, em Anápolis, segue no papel e caminha a passos lentos

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Aparecida de Goiânia se prepara para dar início a um novo Distrito Agroindustrial
Distrito industrial em Aparecida de Goiânia. (Foto: Claudivino Antunes / Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

Enquanto o projeto de extensão do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA 2) ainda segue no papel e caminhando a passos lentos, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia já coloca em prática um novo planejamento e dá mais um passo para fomentar o desenvolvimento econômico na cidade.

Já na próxima sexta-feira (18), o governador Ronaldo Caiado (UB) assinará o edital de licitação para o início das obras do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), que contará com um investimento total de R$ 130 milhões.

O espaço, localizado na área da antiga Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto, da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, terá uma área total de 2 milhões de metros quadrados e será responsável por abrigar cerca de 200 novas indústrias, conforme anunciado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás (Codego).

De acordo com a Codego, a estimativa é que a obra seja entregue em janeiro de 2026. No entanto, um ano antes, em 2025, empresas já poderão começar a investir em instalações no ponto.

Mesmo ainda no papel, o projeto já tem atraído empresários. De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Leopoldo Moreira Neto, um número expressivo de empresas já demonstraram interesse em se instalar na área.

Devido a grande demanda, o Governo de Goiás fechou uma parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) para intermediar as negociações com os possíveis investidores.

Enquanto isso, em Anápolis…

Ao mesmo tempo em que Aparecida se prepara para lançar um novo ponto Agroindustrial, a cidade de Anápolis ainda arrasta, por anos, o projeto de abertura de novos espaços econômicos no local, como é o caso da extensão do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA 2).

O lançamento, antes previsto para acontecer em março deste ano, acabou sendo adiado para novembro de 2023 sob a justificativa de falta de capacidade energética existente atualmente no DAIA.

Conforme fontes ouvidas na coluna Rápidas nesta quinta-feira (17), um dos embargos que dificulta a finalização do projeto é o próprio processo licitatório que, segundo elas, não foi realizado com a devida transparência.

A fim de impedir uma investigação do Ministério Público para o chamamento, um novo credenciamento deve ser aberto em breve, cancelando assim as etapas anteriormente feitas.

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade