Goiana batizada em homenagem a duas amantes do pai consegue mudar nome na Justiça

Mulher procurou a Defensoria Pública de Goiás, em maio deste ano, para solicitar alteração

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Goiana batizada em homenagem a duas amantes do pai consegue mudar nome na Justiça
(Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Uma situação emblemática envolvendo o próprio nome levou uma mulher de Santo Antônio do Descoberto a trocar o chamamento. O motivo? É que o prenome seria a junção dos nomes de duas amantes do pai dela.

Anteriormente chamada de Sandramara (nome fictício), a jovem contou que, inicialmente, deveria se chamar Flávia, mas que o genitor decidiu mudar o primeiro nome por estar com raiva da mãe dela.

“Meu nome era pra ter sido Flávia, como minha mãe escolheu. Porém, quando nasci, só o pai podia fazer o registro. Na época, meu pai estava com raiva da minha mãe, aí ele colocou outro nome, que era a junção do nome de duas amantes”, explicou à Defensoria Pública (DPE-GO).

Desde então, ela alega ter sido vítima de constrangimentos e transtornos ao longo da vida e que tentou alterar, no cartório do Registro Civil onde foi registrada, o prenome de forma extrajudicial, mas foi impedida pela falta de condições financeiras.

Assim, em maio deste ano, Sandramara procurou a DPE-GO do município solicitando a mudança. No dia 14 de novembro, a jovem conseguiu uma sentença favorável que garantiu o direito de usar o nome Flávia.

Na sentença, proferida pela 2ª Vara Cível, Fazendas Públicas, Registros Públicos, foi determinado que o cartório responsável fizesse a retificação na Certidão de Nascimento da jovem, substituindo Sandramara Vieira da Silva por Flávia Vieira da Silva.

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade