Há 10 dias sem água, moradores de Anápolis se desesperam: “um absurdo o que fazem com o cidadão”
Para conseguirem realizar tarefas simples como tomar banho ou lavar louça, muitos estão recorrendo a parentes
Com a forte onda de calor que Anápolis enfrenta, a situação de alguns moradores se mostra ainda mais implacável. Sem água já há 10 dias, residentes do bairro Vivian Parque enfrentam problemas até mesmo para tomar banho.
Este é o relato de Karolline Daiane, moradora da região, que denunciou todo o drama que vem enfrentando ao Portal 6.
“Desde o último sábado [dia 09] a gente não tem água. A gente tá ligando todo dia para a Saneago e eles sempre vem com uma desculpa diferente. Primeiro falaram que foi problema no abastecimento no DAIA, depois que foi baixa no reservatório, depois manutenção, e nisso tudo a gente não consegue nem tomar banho, nem lavar louça, nem nada”, confessou, desesperada.
Para lidar com a situação, ela conta que a família e vizinhos estão tendo que ir até a casa de parentes e conhecidos em outros bairros a fim de poderem fazer atividades cotidianas.
“A gente liga lá e eles falam que vão mandar uma equipe com caráter de urgência, mas que urgência é essa que demora 10 dias?”, questionou a moradora.
Karolline ainda conta que a água realmente chegou a voltar, de maneira bem fraca, por um breve período, mas mesmo assim com uma intensidade tão baixa que não atingiu a altura da caixa d’água. Pouco tempo depois, cessou mais uma vez.
Longe de representar um caso isolado, o Vivian Parque não configura o único caso da cidade com problemas no abastecimento de água.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, publicado nesta terça-feira (19), uma moradora do Setor Sul denuncia que a região está há quatro dias sem o serviço.
“Em plena véspera de Natal não tem nem água para beber, cadê você prefeitão?”, questionou a anapolina.
Os casos têm como responsáveis instituições distintas em Anápolis. Enquanto o Setor Sul é de responsabilidade da Saneago, o primeiro, o Vivian Parque é abastecido pelo sistema DAIA, da Codego.
O que dizem a Saneago e a Codego
Ao Portal 6, a Saneago afirmou que, com relação ao Setor Sul e Jardim Arco Verde, foi realizada na manhã desta terça (19) uma manutenção na região e os registros precisaram ser fechados. No entanto, o serviço já foi concluído e o abastecimento, retomado, estando em fase de normalização.
Porém, com relação ao Vivian Parque, a empresa deixou claro que o bairro é atendido pelo Sistema Daia, operado pela Codego.
Questionada pela reportagem, a Codego esclareceu que é responsável por fornecer água para as empresas do Daia e regiões adjacentes, porém desde o dia 04 tem realizado, em parceria com a Saneago, uma manutenção da Estação de Tratamento de Água (ETA) do local, em decorrência da necessidade da substituição dos filtros da unidade.
De tal modo, a estação a cargo do abastecimento do distrito agroindustrial – e do Vivian Parque – está trabalhando com 60% da capacidade, o que provoca diminuição da vazão, queda de pressão nos reservatórios e vem acarretando eventuais interrupções no abastecimento de água.
A previsão é de que todos os filtros sejam restaurados até a primeira semana de janeiro. Porém, a partir da noite desta quarta-feira (20), a empresa espera que o atendimento na região melhore significativamente, com a finalização de reparos previamente agendados.
Leia nota da Saneago na íntegra: