Banco de Leite em Anápolis está com baixo estoque e pede ajuda da população
Para auxiliar, mães interessadas devem fazer o cadastro por meio do WhatsApp
O Banco de Leite Humano Elaine Miriam de Oliveira, em Anápolis, emitiu um comunicado pedindo a ajuda da população para doação de leite na instituição.
De acordo com a unidade, no momento, o local conta com 85 doadores cadastrados, mas enfrenta um estado crítico de estoque, que tem sido insuficiente para o fornecimento de leite aos bebês prematuros.
As mães interessadas em realizar uma doação podem fazer o cadastro por meio do WhatsApp, conforme explica a coordenadora do banco, Raquel Rodrigues.
” […] Após a doadora tornar-se apta, nossa equipe de coleta domiciliar desloca-se até a casa dela com o kit de doação (touca, máscara e frascos esterilizados). Após uma semana, retornamos para buscar”, ressalta.
As doadoras serão submetidas a exames de HIV, sífilis, hepatite B e C e não podem estar fazendo o uso de bebidas alcoólicas, drogas, cigarro e medicamentos contraindicados para a amamentação.
Após a doação, o leite coletado passa por um processo de pasteurização – processo para destruir microrganismos patogênicos existentes – e análise de qualidade.
“Cada litro de leite materno coletado pode beneficiar até 10 bebês prematuros ou recém-nascidos de baixo peso e com patologias graves. Esta doação contribui significativamente para a redução de complicações, o encurtamento do tempo de internação na UTI neonatal e o aumento das chances de recuperação, proporcionando a esses bebês a oportunidade de uma vida saudável”, enfatiza Raquel.