Após divórcio, casal busca acordo de guarda compartilhada de cães em Goiânia
Intenção foi colocada na sessão do processo de separação mediada pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO)
![Paulo Roberto Belém](https://portal6.com.br/wp-content/uploads/2024/09/paulo-96x96.jpg)
![Após divórcio, casal busca acordo de guarda compartilhada de cães em Goiânia](https://portal6.com.br/wp-content/uploads/2025/02/tres-cachorros-Foto-de-Leonardo-Merlo.jpeg)
Um casal de Goiânia que se divorciou recentemente, colocou na sessão do processo de separação a questão da guarda dos três cães do ex-casal, o que foi garantido pela atuação da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO).
O acordo tratou das responsabilidades do homem e da mulher de em relação aos animais, tornando-a compartilhada. Os cães, então, passarão 15 dias do mês com cada um, de forma, a princípio, intercalada.
Outra questão que ficou definida é quanto às eventuais viagens de algum dos membros. Neste caso, o que continuar na própria residência ficará com os animais.
Além do compartilhamento da guarda, haverá, consequentemente, a divisão em 50% de todas as despesas por parte dos tutores, integrando alimentação, bem-estar e saúde.
O coordenador do Núcleo de Atuação Extrajudicial da DPE-GO (NAE), defensor público Bruno Malta Borges, acolheu o pedido do casal e orientou a elaboração do termo de entendimento, referendando a preocupação de ambos de manterem uma convivência saudável com os cães.
“O divórcio foi concluído de maneira respeitosa, garantindo que o filho tivesse todo o cuidado necessário, que os bens fossem partilhados e que até mesmo os cachorros tivessem seu bem-estar assegurado. Sempre foram parte da família”, garantiu.
Entenda o caso
A separação do ex-casal, atendida pela Defensoria Pública, tinha como mérito o divórcio consensual com regulamentação de guarda, convivência e pensão alimentícia do filho e partilha de bens.
Eles foram casados por 17 anos e dividiam a preocupação sobre como ficariam a guarda dos cães de estimação: Toquinho, Estrela e Charlotte. Os três cachorros fazem parte da família desde 2018.
Em meio à sessão de mediação, quando a mediadora perguntou se havia mais algum bem a ser compartilhado, os assistidos relataram o desejo de compartilhar a guarda dos cães de estimação.