Detalhes e preços da nova lei em Anápolis para donos de lotes e terrenos sujos

Agentes de limpeza também poderão entrar nos terrenos para efetuar a limpeza ainda que estejam murados ou trancados

Davi Galvão Davi Galvão -
Detalhes e preços da nova lei em Anápolis para donos de lotes e terrenos sujos
Imagem de lote baldio sem cuidado em área urbana (Foto: Reprodução)

Foi sancionada, pelo prefeito Márcio Corrêa (PL), a lei municipal que aumenta o valor da multa para moradores que não cuidarem devidamente dos terrenos que possuem.

Pela letra da Lei, os proprietários de imóveis “são obrigados a mantê-los limpos, mediante roçagem, e a providenciar sua adequação para o correto escoamento das águas pluviais”.

Caso sejam encontrados lixo, entulho ou vegetação que cause prejuízo à saúde, segurança ou bem-estar da vizinhança, a Prefeitura poderá intervir diretamente, realizando a roçagem.

O poder público também está autorizado a entrar em terrenos fechados ou murados para realizar a limpeza, desde que respeitadas normas de segurança e ambientais.

Nessa hipótese, o município cobrará do proprietário as despesas por meio de Documento Único de Arrecadação Municipal (DUAM). Além disso, poderá ser aplicada multa, isoladamente ou somada ao custo da limpeza.

O valor da metragem pela roçagem também subiu de R$ 0,52 para R$ 2,50 por metro quadrado da área efetivamente limpa. O aumento se vê justificado uma vez que o preço anterior estava bem abaixo do que profissionais da área costumam cobrar.

Com relação às multas, os valores variam conforme a reincidência e são calculadas sobre o valor do IPTU ou ITU do exercício vigente: 10% na primeira infração, 30% na primeira reincidência e 50% a partir da segunda.

Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando em Anápolis? Clique aqui para acessar o Portal 6 e leia as últimas notícias de hoje!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade